segunda-feira, 10 de setembro de 2012

XXVI Prêmio Jovem Cientista: “Inovação tecnológica nos Esportes”


O CNPq informa: 

As inscrições para o XXVI Prêmio Jovem Cientista cujo tema é “Inovação tecnológica nos Esportes” foram prorrogadas até 21/09/2012.

ÚLTIMA CHAMADA. INSCREVA-SE PELO SITE: www.jovemcientista.cnpq.br




O esporte é uma atividade de crescente interesse para a sociedade e um campo propício para a inovação tecnológica. Essa via de mão dupla é ainda mais atraente diante dos grandes eventos que ocorrerão no Brasil nos próximos anos como a Copa do Mundo, Olimpíadas, Paraolimpíadas e muitos outros eventos preparatórios. A demanda por resultados no esporte competitivo propicia o desenvolvimento de conhecimentos e tecnologias que podem beneficiar a população como um todo: atletas e não atletas. A área de ciência e tecnologia brasileira está sendo chamada a participar desta grande mobilização, alinhada com as novas prioridades governamentais de incentivo à inovação tecnológica.
Antes e depois dos grandes eventos esportivos, estaremos mais aptos a preparar cientificamente atletas? Seremos mais capazes de gerenciar grandes eventos, estádios ou teremos apreendido novas estratégias de marketing? Novas tecnologias da informação e comunicação aplicáveis ao esporte terão sido propostas e testadas? Teremos até lá formulado e implementado um modelo integrado de desenvolvimento da ciência, tecnologia e da inovação nos esportes? Teremos desenvolvido no País alguma metodologia, tecnologia ou produto capaz de treinar melhor, ensinar melhor, avaliar melhor, alimentar melhor ou recuperar melhor um atleta olímpico ou paraolímpico?
E o cidadão comum, a pessoa portadora de deficiência, as crianças, as donas de casa, os sedentários e os idosos estarão mais motivados a praticar o esporte ou a atividade física? E saberão como fazê-lo de maneira cientificamente fundamentada? Teremos avançado no conhecimento de como o esporte pode beneficiar (ou prejudicar eventualmente) nossa saúde ou bem-estar? Entenderemos com maior profundidade o impacto dos grandes eventos sobre as cidades, a economia ou o meio ambiente?
A pesquisa brasileira nas diferentes áreas do conhecimento e, notadamente, naquelas com interface com o esporte está sendo desafiada a dar respostas a essas perguntas e a outras associadas ao tema. Muitas, certamente, já foram formuladas e respondidas em nossas universidades e centros de pesquisa. Queremos conhecê-las! O CNPq, a Fundação Roberto Marinho, a Gerdau e a GE escolheram "Inovação Tecnológica nos Esportes" para ser o tema do XXVI Prêmio Jovem Cientista.
O Prêmio é atribuído a quatro categorias:
1 - Graduado
2 - Estudante do Ensino Superior
3 - Estudante do Ensino Médio
4 - Mérito Institucional

Será concedida Menção Honrosa a um pesquisador com título de doutor, considerando sua qualificação, experiência, capacidade de formação de pesquisadores e produção científica em área do conhecimento relacionado com o tema "Inovação Tecnológica nos Esportes"
A escolha dos premiados será realizada por 2 (duas) comissões julgadoras. Uma comissão será destinada às categorias Graduado Estudante do Ensino Superior Mérito Institucional do Ensino Superior, que escolherá, também, o agraciado com a Menção Honrosa . A outra comissão avaliará as categorias Estudante do Ensino Médio Mérito Institucional do Ensino Médio. 
Cada comissão julgadora será composta por 7 (sete) membros oriundos da comunidade científica e tecnológica, designados pelo presidente do CNPq.

Nenhum comentário:

Postar um comentário