quarta-feira, 26 de setembro de 2012

BICICLETA ESCOLAR


Ação de sucesso em escola rural

Projeto O Que Eu Quero Aprender, do professor Adayl dos Santos, motiva estudantes e apoiadores: 36 bicicletas doadas
Projeto O Que Eu Quero Aprender, do professor Adayl dos Santos, motiva estudantes e apoiadores: 36 bicicletas doadas
Com o lema de que os alunos devem ser coautores da própria educação, o professor Adayl dos Santos inseriu novos hábitos à rotina dos estudantes. Ele dá aulas para a turma de educação infantil do Centro de Ensino Fundamental Casa Verde, que fica na zona rural do Gama, e criou o projeto O que eu quero aprender? A resposta das crianças à pergunta principal da iniciativa foi clara: elas queriam andar de bicicleta. 

O pedido chegou aos colaboradores da ONG Rodas da Paz, que doaram 36 bicicletas. Na última sexta-feira, foi feita uma pedalada em uma via próxima à escola. “Eles duvidaram que eu conseguiria. Fui atrás de parceiros e comemoramos a vitória”, alegra-se Adayl, emocionado. 

Como a turma de Adayl tem 26 crianças, as outras 10 bicicletas serão sorteadas entre os estudantes. Para revelar o presente, Adayl armou uma surpresa: colocou todos os veículos dentro da pequena sala sem que os alunos vissem. “Quando abri a sala na segunda-feira, eles gritavam e comemoravam muito. Minha satisfação está em ver a alegria desses pequenos”, confessou. 

Jucilene Lima dos Santos, mãe da aluna Roberta dos Santos Soares, 6 anos, diz ser grata aos esforços do professor. “Fico muito feliz em ver minha filha participando dessa iniciativa. Desde o ínicio o rendimento dela só tem melhorado.”

O aluno Rykelme Henrique Silva, 5 anos, e o presente desejado
O aluno Rykelme Henrique Silva, 5 anos, e o presente desejado
Rykelme Henrique Silva, 5 anos, aprendeu a pedalar depois de participar do projeto. “Eu tinha uma bicicleta, mas ela não funcionava direito”, conta. Segundo Maria da Penha, mãe do garoto, agora ele sente mais satisfação em ir para a escola. 

Motivação

Diretor da escola desde 2008, Edgard Rogério de Siqueira Vasconcelos apoia a iniciativa e afirma que a intenção é que ele se estenda às outras turmas. “Quando o colégio trabalha o que os estudantes gostam, oferecendo as matrizes curriculares, há menor risco de abandono escolar”, acredita. 

Mesmo com dificuldades, a escola, que fica a 40km de Brasília, atingiu resultados acima da média nacional no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Na avaliação, o Centro de Ensino obteve as notas 5,4 para as séries iniciais e 4 para as séries finais do ensino fundamental. A média no país é de 5 e 4,1, respectivamente. 

Na lista de desejos das 26 crianças, ainda há um pedido que depende das doações de parceiros. Elas querem aprender a andar de patins, mas a maioria não tem o brinquedo. “Com a bicicleta, desenvolvemos atividades de alfabetização e matemática. Esses estímulos são utilizados como formas diferentes de educar”, explica o professor Adayl, que já planeja o próximo passo. “Para outubro, nosso próximo sonho são as doações de patins, o que nos ajudaria a manter os alunos motivados”, espera. 

Magrela da paz
Criada em 2003 como forma de protesto contra a onda de acidentes de trânsito no Distrito Federal, a ONG Rodas da Paz busca um trânsito seguro para todos, com foco nos ciclistas. Com esse fim, a organização promove palestras educativas, protestos e passeios de bicicleta

Nenhum comentário:

Postar um comentário