segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Boletim (In)Formativo: IMPORTANTE

A Secretaria de Imprensa do SINPRO-DF informa notícias veiculadas na mídia dias 1, 2 e 3 que possam ser de interesse da Categoria.


AMPLIAÇÃO DA CARGA HORÁRIA
O Conselho de Política de Recursos Humanos do GDF autorizou a ampliação da carga horária de trabalho para 40 horas semanais aos servidores das carreiras magistério público e assistência à educação. É mais uma das reivindicações dos professores e técnicos em gestão educacional que é atendida pelo GDF. Esta ampliação visa reduzir o quantitativo de contratos temporários na rede pública de ensino e suprir carências de servidores nas escolas e na parte administrativa da SEDF.< br /> (Caso queira ler a nota completa acesse: http://www.jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20120903-jornal/pdf/22.pdf)

DESCONTO
A Secretaria de Administração Pública informa aos servidores do GDF que, atendendo a decisão judicial, haverá desconto de 5% da contribuição sindical. Dessa vez, o débito será realizado na folha de pagamento dos aposentados e inativos já na folha do mês de agosto. Para mais esclarecimentos basta consultar o setorial de gestão de pessoas da sua unidade.
(Caso queira ler a nota completa acesse: http://www.jornaldebrasilia.com.br/edicaodigital/pages/20120903-jornal/pdf/22.pdf)

SÓ 17% TERMIN AM O FUNDAMENTAL COM DOMÍNIO DA MATEMÁTICA
Apesar dos avanços em português e no ciclo inicial, alunos formam quadro preocupante
Divulgados há três semanas, os resultados do Ideb, principal indicador da qualidade da educação no Brasil, preocuparam o MEC principalmente pela estagnação do ensino médio de 2009 para 2011. Dados obtidos pelo GLOBO junto ao Inep, autarquia do MEC responsável pelas avaliações, revelam, no entanto, que os problemas que resultam no quadro preocupante do antigo 2º Grau começam antes, já ao final do ensino fundamental, onde o percentual de alunos com conhecimento considerado adequado é de apenas 17% no caso de matemática e de 27% em língua portuguesa. 
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://oglobo.globo.com/educacao/so-17-terminam-fundamental-com-dominio-da-matematica-5981091)

MUDANÇA CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO DIVIDE EDUCADORES NO BRASIL
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou nesta semana que, em outubro, a pasta fará uma reunião para definir mudanças e incentivos para o ensino médio. A reunião tratará da reformulação curricular, proposta pelo MEC na segunda quinzena de agosto. A ideia é que o currículo seja organizado nas quatro áreas do conhecimento exigidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. Atualmente, o ensino médio da rede pública tem 13 disciplinas obrigatórias, mas pode chegar a 19 com as opcionais.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI6117745-EI8266,00-Mudanca+curricular+no+ensino+medio+divide+educadores+no+Brasil.html)

BRASIL TEM 3,7 MILHÕES DE CRIANÇAS E JOVENS FORA DA ESCOLA, APONTA UNICEF
Pobreza, trabalho infantil e fracasso escolar explicam a evasão, diz estudo. Índices são maiores entre crianças pequenas e jovens de 15 a 17 anos. 
Um estudo feito pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação mostra que o trabalho infantil, o fracasso escolar, as desigualdades sociais e a baixa renda familiar são os principais fatores de risco para criança e jovens abandonarem a escola. Tendo como base a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2009, que mostrou que quase de 3,7 milhões de crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos de idade estão fora da escola no Brasil.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2012/08/brasil-tem-37-milhoes-de-criancas-e-jovens-fora-da-escola-aponta-unicef.html ou http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica-brasil-economia/33,65,33,12/2012/09/01/interna_brasil,320297/embora-matricula do-aluno-ainda-corre-o-risco-de-deixar-as-salas-de-aula.shtml)

Educação
CAMPANHA CONTRA O BULLYING
Os sons da viola clássica de Joice Rafaela Coutinho, de 16 anos, entre os 24 músicos da Orquestra Jovem V&M do Brasil, dão charme e delicadeza ao assunto: Bullying – escola, família e sociedade: responsabilidades e soluções. Nos dois últimos dias, educadores e especialistas se reuniram em Belo Horizonte para palestras e lançamento do Movimento Anti Bullying Brasil. “A família brasileira está muito mal informada. Se nós, diretores de escola, não estamos preparados, imagine a família? Daí, a importância do encontro”, diz Valdete Alves Vieira Nascimento, de 43 anos, da Escola Estadual Guadalajara, de Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. (continua...)
(Ver matéria completa no Correio Braziliense do dia 2/Brasil/Pág. 13)

"É PRECISO ATRAIR AS MELHORES PESSOAS PARA O MAGISTÉRIO"
O diretor de Educação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Andreas Schleicher, atesta que o Brasil vem fazendo progressos na última década, mas em um nível ainda longe do ideal
No comando de um dos mais respeitados rankings educacionais do mundo, o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), o físico alemão Andreas Schleicher monitora de perto sistemas de Ensino de todo o planeta.A cada três anos, o exame compara o nível de conhecimento de estudantes de mais de seis dezenas de países em matemática, ciências e leitura.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.todospelaeducacao.org.br/comunicacao-e-midia/educacao-na-midia/23939/e-preciso-atrair-as-melhores-pessoas-para-o-magisterio/)

Artigo
PROVA BRASIL - NOVOS RESULTADOS, VELHAS MAZELAS
Saíram no mês passado os novos resultados da Prova Brasil. E não há como não comentá-los, identificando os problemas e contradições visíveis. Não por acaso, o Ministério da Educação pôs em relevo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), no qual pôde destacar alguns avanços, e não a Prova Brasil. É aí que mora o perigo. Causa, assim, estranheza o barulho feito.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,prova-brasil--novos--resultados-velhas-mazelas-,925108,0.htm)

Visão do Correio
UMA GERAÇÃO DE CRIANÇAS SEM ESCOLA
(...) Entre eles, a necessidade de criança trabalhar para ajudar a família, o despreparo do professor, a má qualidade do material didático, a inadequação dos currículos, a falta de atração da escola. Impõe-se, para superá-los, esforço conjunto de sociedade e governo nos três níveis de poder. Municípios, estados e União precisam se alia – independentemente de partido ou coloração política- para pôr fim à vergonha que afasta o país do sonho sempre adiado de apagar o analfabetismo (total e funcional) do território nacional. (Continua...)
(Ver artigo co mpleto no Correio Braziliense do dia 3/Opinião/Pág. 10)

UMA FORMA DIFERENTE DE TRABALHAR A EDUCAÇÃO FÍSICA
A Educação Física está presente no currículo de boa parte das escolas brasileiras. Apesar disto, boa parte de nossos estudantes passa toda a vida escolar sem ter acesso a modalidades esportivas importantes, em especial as que envolvem os esportes individuais. 
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.folhadirigida.com.br/fd/Satellite/educacao/entrevistas/Uma-forma-diferente-de-trabalhar-a-Educacao-Fisica-2000022938436-1400002102372)

AP: PROFESSORES OCUPAM O PRÉDIO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
Cerca de 100 professores da rede estadual de ensino d o Amapá ocuparam o gabinete da Secretaria Estadual de Ensino, em Macapá. A manifestação começou às 11h desta sexta-feira. Segundo a representante do comando de greve dos educadores, Cristiane Barbosa, o motivo que levou à ocupação é o descaso com que o secretário Adalberto Ribeiro tem tratado os professores.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI6120517-EI8266,00-AP+professores+ocupam+o+predio+da+Secretaria+de+Educacao.html)

SP: QUÍMICA UNE ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICA E PARTICULAR
Garrafas PET e conduítes fazem parte da cadeira de química de duas escolas de São Paulo, uma pública e outra particular. Engana-se quem acha que os alunos de ensino médio estão aprendendo apenas os componentes químicos desses materiais. Pelo contrário, estão indo além: reciclam e transformam os produtos em moléculas tridimensionais de até 2 metros de altura.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://porvir.org/porfazer/quimica-une-alunos-de-escolas-publica/20120831)

RS: MÉTODO BUSCA ALIAR CONTEÚDOS TRADICIONAIS E VIVÊNCIA NO ENSINO
Os alunos do 7º ano da Escola Waldorf Querência, em Porto Alegre, estão ocupados com a aula de euritmia. Enquanto uma professora toca no piano uma melodia de três tempos, a outra guia cerca de 15 jovens, que jogam bastões de uma mão à outra para em seguida passá-los ao colega da frente, ao ritmo da m&uacu te;sica. "Isso trabalha a motricidade grossa e fina, além de desenvolver uma consciência corporal para se colocar presente no mundo", explica Cecília Rinaldi, professora do colégio. A aula de euritmia é apenas uma das peculiaridades da pedagogia Waldorf, método de ensino que busca educar os jovens por meio da experiência antes da teoria e com atividades ligadas às artes e à natureza.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI6117456-EI8266,00-Metodo+busca+aliar+conteudos+tradicionais+e+vivencia+no+ensino.html)

SENADORA PROPÕE MAIS 6 ANOS DE TRANSIÇÃO ATÉ A VALIDADE DA NOVA ORTOGRAFIA
A senadora Ana Amélia (PP-RS) propõe q ue o Brasil avance mais devagar na implantação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Ela é autora de projeto que estende por mais seis anos, até o fim de 2019, o período de coexistência entre as normas ortográficas atualmente em vigor e as estabelecidas no acordo firmado por nove países que adotam o Português como língua oficial.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/ensino_educacaobasica/2012/08/31/ensino_educacaobasica_interna,320243/senadora-propoe-mais-6-anos-de-transicao-ate-a-validade-da-nova-ortografia.shtml)

PRORROGADAS AS INSCRIÇÕES PARA O CONCURSO CULTURAL DO EU, ESTUDANTE
As inscrições para o concurso cultural do Eu, Estudante foram prorrogadas até 21 de setembro, às 23h59. Alunos com mais de 15 anos matriculados no ensino médio ou superior podem participar enviando um vídeo de, no máximo, um minuto sobre o tema “Minha vida de estudante”. O objetivo é contar o dia a dia na escola ou na universidade e explicar qual a rotina de estudos diária e os desafios da vida de estudante. O vídeo deve ser enviado nos formatos wmv, avi ou mp4 para o e-mail euestudante2012@gmail.com.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudant e/ensino_educacaobasica/2012/08/31/ensino_educacaobasica_interna,320267/prorrogadas-as-inscricoes-para-o-concurso-cultural-do-eu-estudante.shtml)

PARECE FACEBOOK, MAS NÃO É: SÃO AS REDES EDUCATIVAS
Serviços ganham força nos Estados Unidos e desembarcam no Brasil. Professores e alunos podem fazer quase tudo ali, desde que seja educativo
Seus usuários trocam mensagens, compartilham fotos e comentam atividades recentes. Até parece o Facebook, mas não é. Nesse território, os usuários têm um único assunto: educação. São as chamadas redes sociais educativas. Elas funcionam como uma rede social virtual, mas são mais seguras – o que agrada professores e escolas – e tornam o aprendizado mais interessante para a geração que já nasceu conectada à internet. Além disso, permitem aos pais dar uma e spiadinha na rotina escolar dos filhos. "Queremos tornar a escola mais colaborativa, divertida e social", diz Shivanu Shukla, fundador da Teamie, uma rede nascida em Singapura que já mira o mercado brasileiro.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/parece-o-facebook-mas-nao-e)

DICAS DE SEGURANÇA EM REDES SOCIAIS
O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), lança um conjunto composto por fascículo e slides com dicas de segurança em redes sociais. O objetivo é mobilizar escolas, educadores e pessoas interessadas para que divulguem o material entre crianças e adolescentes. De acordo com o CERT.br, esse p&u acute;blico é parte da audiência dos sites de redes sociais e é importante que seja orientado para fazer o melhor uso das ferramentas, sem colocar em risco a privacidade e a segurança.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://agencia.fapesp.br/16125)

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