sábado, 22 de setembro de 2012

Eu voto em Furreco!


Fifa se defende de críticas e diz que cogitou 450 nomes para o tatu-bola

Entidade explica como escolheu Amijubi, Fuleco e Zuzeco para eleição do batismo do mascote da Copa do Mundo de 2014

 

Por GLOBOESPORTE.COM

Zuzeco, Fuleco ou Amijubi? Nome  do mascote gera polêmica (Foto: Divulgação)

A Fifa decidiu se manifestar nesta sexta-feira sobre a escolha de Amijubi, Fuleco e Zuzeco como opções para batizar o mascote da Copa do Mundo de 2014. Criticada por torcedores na internet, a entidade revelou que cogitou mais de 450 nomes para a eleição e que não irá mudar o projeto do tatu-bola agora.
"O nome também precisa ser relevante e pronunciável não apenas em um país, mas no mundo todo", diz o comunicado da Fifa. Segundo a organizadora do Mundial, também é impossível batizar o mascote apenas como "tatu-bola". "Essa possibilidade não existe devido a restrições jurídicas".
No lançamento das opções, a Fifa divulgou a explicação para cada um dos nomes. Amijubi "é  a união das palavras "amizade" e "júbilo", duas características marcantes da personalidade do nosso mascote e que refletem a maneira de ser dos brasileiros. Além disso, esse nome tão original está ligado ao tupi guarani, em que a palavra "juba" quer dizer amarelo – a cor predominante no mascote".
Já Fuleco "é a mistura das palavras "futebol" e "ecologia", dois componentes fundamentais da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. O nome do nosso mascote mostra como essas duas palavras combinam perfeitamente e ainda incentivam as pessoas a ter mais cuidado com o meio ambiente".
Por fim, Zuzeco "foi formado dos elementos principais de "azul" e "ecologia". Azul é a cor dos mares da maravilhosa costa brasileira, dos rios que cruzam o país e do nosso lindo céu. E é também, claro, a cor da carapaça especial do mascote. Ele sabe que pertence a uma espécie vulnerável e por isso, também sabe o quanto é importante divulgar e incentivar a conscientização ecológica entre seus amigos do mundo inteiro".

Confira o comunicado da Fifa:
Estamos muito satisfeitos com os 115 mil votos dados pelo público brasileiro até agora na eleição do nome da mascote da Copa do Mundo da Fifa 2014. A Fifa e o Comitê Organizador Local vêm acompanhando os comentários da população do país e estão verdadeiramente contentes com a maneira como o público brasileiro já assumiu para si a propriedade deste mais recente membro da equipe de 2014, que tem uma função de embaixador muito importante nos preparativos para o evento.
Queremos aproveitar esta oportunidade para dar mais algumas informações ao povo brasileiro sobre a escolha do nome da mascote. Quando o primeiro plano foi elaborado, chegamos a cogitar um procedimento aberto pelo qual membros do público poderiam sugerir nomes. No entanto, esse procedimento não foi possível devido à complexidade do registro de diversos nomes e da legislação de propriedade intelectual. Mesmo assim, como queríamos muito que os brasileiros pudessem desempenhar um papel ativo no batismo da mascote, decidimos realizar algo inédito e oferecer algumas opções para votação.
Como todo dono de animal de estimação sabe, escolher um nome adequado não é fácil. Batizar uma mascote oficial é ainda mais complicado, pois a denominação precisa ser totalmente nova e inovadora, e nós simplesmente não podemos evitar essas exigências jurídicas. O nome também precisa ser relevante e pronunciável não apenas em um país, mas no mundo todo.
A Fifa e o Comitê Organizador Local examinaram mais de 450 denominações possíveis e chegaram a três nomes: Amijubi, Fuleco e Zuzeco. Estamos contentes com esses três nomes porque eles representam alguns dos elementos mais importantes da Copa do Mundo da Fifa 2014. Ao associar o tatu-bola com nomes que tratam de futebol, ecologia, alegria e comemoração, realmente acreditamos que a mascote representa fortemente o significado desta edição da Copa do Mundo da Fifa.
Vimos vários comentários e sugestões de que a mascote deveria se chamar simplesmente Tatu-Bola. Porém, como já explicamos, essa possibilidade não existe devido a restrições jurídicas.
Por fim, gostaríamos de agradecer às milhares pessoas que já votaram e nos apoiaram na escolha do nome da mascote. Também pedimos que o público brasileiro continue participando em grande número na página exclusiva da votação: www.fifa.com/mascote.
Atenciosamente,
Departamento de Comunicação da Fifa
  Tatu-bola foi o animal escolhido como mascote da Copa do Mundo no Brasil  (Foto: Agência EFE)


·                     Clique aqui para votar no nome do tatu-bola
·                     Toca gigante é montada para mascote da Copa de 2014 em Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário