sexta-feira, 14 de setembro de 2012

HOJE no Câmara Ligada: A participação do Jovem na política



Para minha surpresa, recentemente recebi um telefonema da TV Câmara me convidando para participar do programa Câmara Ligada. Digo surpresa pois o motivo para essa participação se deu por causa das ações desse humilde blog. Que feito de forma caseira, solitária (mais com muitos colaboradores) e amadora, há 17 meses vem trazendo notícias, informações, opiniões acerca dos bastidores e da cena das Políticas de Educação Física, Esporte e Lazer e da Formação Humana, no Distrito federal e no Brasil.

Meio ansioso, convidei meu amigo professor da Universidade de Brasília e colega de gestão da Secretaria Distrital do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE-DF) para me acompanhar nas gravações.

O Câmara Ligada é apresentado por Evelin Maciel, dirigido por André Uesato e produzido por Giulianno Baeta, sob a coordenação de Mônica Montenegro. O programa desta sexta-feira, 14 de setembro de 2012 tratou da participação do jovem na política. E contou com a participação musical da banda FRESNO, e também presença do deputado federal Izalci Lucas (PR-DF) e dos convidados André (Juventude PSB), Pedro Markun e Diego Ramalho.

O programa alternou músicas tocadas pelo FRESNO e intenso debate.

Após um breve tape do Marcelo TAS comentando o assunto, foi a vez dos convidados começarem a debater.
Pedro Markin, de São Paulo falou da atitude de vários jovens que criaram o site Transparência Hacker! Explicando da aliança entre a tecnologia e política, consolidação de mecanismos de participação direta.
O convidado fala sobre o Germinobomba! Estratégia de Terrorismo Ecológico onde jogam em espaços públicos um composto de argila e sementes de arvores frutiferas e flores.

André da juventude do PSB explanou sobre o inicio da sua militância, o Fora Sarney, sobre a prisão ilegal que sofreu dentro do Senado! Também sobre a sua participação na Marcha da Corrupção e sua reflexão em torno desses movimentos, sobre qual o sé o sentido das marchas e o que realmente as pessoas querem com aquilo! Convocando os jovens a conhecerem os processos políticos por dentro! Diego Ramalho comentou sobre a Marcha da Corrupção como ação suprapartidário de pessoas querendo fazer alguma coisa, mesmo sem saber o que! Já o Deputado Izalci falou sobre a necessidade de uma ampla Reforma Política.

Houve uma pessoa da plateia que perguntou se não seria injustiça a política de cotas aprovadas pela presidente Dilma. Os convidados apresentaram a necessidade de se corrigir uma dívida histórica. A camada mais pobre precisa ter a oportunidade de ter acesso ao direito da educação.
Uma garota da plateia pergunto ao Lucas do FRESNO sobre o potencial de mobilização política em que a música, a arte e a cultura possuem. O cantor afirma que o artista tem que ser autentico na sua produção artística, para não correr o risco de ser populista e hipócrita. O artista tem que saber o poder de influencia que tem com a juventude , para não fazer protesto “bacaca” e sim consciente.

Três jovens militantes (do PT, PSB e PSDB) em gravação, falaram sobre como se deu seu inicio na participação da política partidária.

André colocou que para se filiar a um partido é necessário pesquisar e conhecer os partidos (sites, reuniões), para poder saber e ver se realmente essa organização pode representar o desenvolvimento de suas ideias.
Como contraposição foi colocado que para além da política partidária vc pode fazer política nos diversos espaços que em você atua.

Diego explicou que após a Caixa de Pandora (operação da Polícia Federal que desmascarou esquema de corrupção no Governo Arruda-DF), revelou um descrédito da população com seus parlamentares locais. E seguindo a iniciativa no plano federal que já existia, resolveram criar o projeto Adote um distrital, para que a população realiza o controle social da Camara Legislativa do DF.

O Programa terminou com mais música – Banda FRESNO!

Desta forma, agradeço a oportunidade de ter participado desse programa. E também lembro a participação de estudantes e professores do CED Paulo Freire (Asa Norte) e do Colégio Mackenzie que participaram do programa também!

Pedro Osmar Flores de Noronha Figueiredo
Professor da Secretaria de Educação do Distrito Federal
Secretário Adjunto Distrital do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
Licenciado e Mestre em Educação Física (UnB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário