quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Secretaria pede que escolas do DF suspendam atividade física sob o sol


Secretaria pede que escolas do DF suspendam atividade física sob o sol

Recomendação foi feita a todas as unidades da rede pública de ensino.

Defesa Civil decretou na terça (4) estado de alerta por baixa umidade do ar.

Lucas NaniniDo G1 DF

A Secretaria de Educação do Distrito Federal enviou um comunicado a todas as unidades de ensino da rede pública pedindo a suspensão das atividades físicas ao ar livre entre 10h e 17h. A orientação segue a recomendação da Defesa Civil, que pôs Brasília em estado de alerta devido à baixa umidade (veja vídeo).
De acordo com a Defesa Civil, a decisão aconteceu após a umidade relativa do ar ficar abaixo dos 20% nos últimos três dias. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera ideal a umidade acima de 60%. Entre 30% e 20% é considerado estado de atenção. Abaixo de 20% até 12% é decretado o estado de alerta.
De acordo com o coordenador de educação física e desporto escolar da Secretaria da Educação do Distrito Federal, Geraldo Pereira, todos os diretores de escola receberam o documento. A orientação é para que as aulas só aconteçam em áreas cobertas ou sejam substituídas por atividades como jogos de tabuleiro (dama, xadrez e dominó) e exibição de vídeos.
“Todos os anos passamos por este problema. Por isso os professores já se preparam para enfrentar os períodos de seca e calor”, afirma Pereira. O DF tem 653 escolas públicas e 488 mil alunos, segundo a Secretaria de Educação.
tempo seco df (Foto: Foto: Arte/G1)
Os órgãos públicos também devem adotar medidas para minimizar os efeitos da baixa umidade, de acordo com a orientação da Defesa Civil. As atividades devem ser suspensas para os funcionários que apresentarem sintomas como tosse, falta de ar e mal-estar.
O Distrito Federal está há 80 dias sem chuva e a umidade do ar atingiu no último domingo 16%. Este ano, a Defesa Civil decretou duas vezes estado de atenção por causa da seca. Em 2011, quando a umidade atingiu o índice de 10%, foi decretado estado de emergência.
Incêndios florestais
Dados do Corpo de Bombeiros Militar indicam que o número de focos de incêndio florestal no Distrito Federal aumentou 54,6% em agosto deste ano na comparação com o mesmo mês de 2011. Apesar disso, a área queimada no período teve queda de 58,3%.

Os bombeiros atenderam, em agosto deste ano, 1.559 ocorrências, que resultaram em uma área queimada de 2.215,71 hectares. Em 2011 foram 1.008 focos e 5.314,72 hectares destruídos pelas chamas.
De abril a agosto deste ano, houve 2.934 focos de incêndio, o que representa acréscimo de 33% em relação aos mesmos meses de 2011. A área queimada nos cinco meses registrou queda de 54,8%.


Para ler mais notícias do Distrito Federal, clique em g1.globo.com/df.

Nenhum comentário:

Postar um comentário