sexta-feira, 2 de março de 2012


XIII Seminário O Lazer em Debate

Produção do Conhecimento no âmbito dos Estudos do Lazer

Apresentação

Nos últimos anos o campo do Lazer ampliou de maneira significativa o conhecimento técnico e científico produzido no Brasil, desafiando a perspectiva disciplinar tradicionalmente adotada em nossa realidade. Entendemos que o Lazer não deve ser tratado de forma isolada, pois, além de não se restringir a nenhuma área específica de conhecimento, uma abordagem estanque não é suficiente para contribuir com o avanço do conhecimento produzido sobre este objeto. Recentemente, disciplinas vêm articulando suas perspectivas de análise para tentar compreender esse tema e essa realidade complexa que é o Lazer. Em nosso país, algumas iniciativas tem sido concretizadas com esta finalidade, como por exemplo, a realização de dois eventos científico regulares: Encontro Nacional de Recreação e Lazer (ENAREL) e Seminário O Lazer em Debate, ambos realizados anualmente, o primeiro apresentando média de 1000 participantes/ano e o segundo em torno de 300 participantes/ano.
Diversos autores vêm apontando alguns motivos para a posição de destaque ocupada pelo Lazer na atualidade, dentre os quais se observa o forte apelo da cultura de massas, com o conseqüente consumismo, o crescimento da indústria do entretenimento e o aumento de iniciativas governamentais no campo das chamadas atividades culturais.
Apesar da ênfase no trabalho como referência primordial da vida em sociedade, vem se ampliando também a preocupação com o Lazer, enquanto um dos fatores básicos para o exercício da cidadania e para a busca de uma vida com mais sentido e qualidade. O Lazer, hoje, está presente não apenas na Declaração Universal dos Direitos Humanos, mas também na Constituição Federal do Brasil, sendo previsto como um direito social, além de integrar o conjunto das políticas públicas de alguns Estados e Municípios do País.
O Lazer constitui, assim, um objeto a ser tratado com densidade, devendo receber atenção prioritária não somente por parte do poder público, mas também da iniciativa privada, das diversas instituições sociais, da comunidade em geral. Entendemos, também, que a universidade tem muito a contribuir para o incremento dos estudos que propiciem conhecimento novo nesse âmbito.
Aos profissionais, pesquisadores e pessoas interessadas na problemática do Lazer são apresentados muitos desafios, trazendo à tona a urgência de repensar o tema não como uma forma de dissimular/amenizar problemas sociais – afinal, no contexto brasileiro, o Lazer foi e ainda vem sendo amplamente utilizado com este objetivo – mas de encontrar alternativas para a efetiva concretização desse direito, uma das condições para o exercício da cidadania, em direta relação com o mundo do trabalho. Cabe ressaltar que o acesso ao Lazer, pela população, não se esgota em propostas clientelistas baseadas na realização de “atividades” que visam simplesmente à diversão e ao relaxamento alienantes, que não levam em consideração a complexa dinâmica social. O significado do Lazer precisa, pois, ser redimensionado enquanto um direito social e enquanto uma possibilidade de produção cultural, sobre a qual a produção do conhecimento oriundo da universidade pode ter muito a dizer. Afinal, o Lazer também representa uma chance de produção de cultura, por meio da vivência lúdica de diferentes conteúdos, os quais são coletivamente construídos, influenciados e limitados por vários aspectos sociais, políticos, culturais e econômicos. Isso significa ampliar as chances de apreender e reconstruir o saber teórico-prático, lúdico, interdisciplinar e educativo que pode permear as vivências de Lazer, buscando a criação, e não o simples consumo, muitas vezes acrítico, de cultura.
É com esta preocupação que a realização do XIII Seminário “O Lazer em debate”, está sendo proposta pelo Centro de Estudos de Lazer e Recreação (CELAR) e pelo Programa de Pos Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, ambos da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O CELAR foi criado em 1990 com a preocupação de construir e socializar conhecimentos sobre o Lazer e temas afins, tendo em vista a consolidação de uma abordagem interdisciplinar. Em sua trajetória várias iniciativas foram desenvolvidas por esse Centro de Estudos e Pesquisas e em 2007 foi iniciado o Mestrado em Lazer (recentemente redefinido como Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer com a abertura do seu curso de doutorado), pioneiro na realidade brasileira. Nesse contexto, docentes e discentes desse Curso de Pós-Graduação stricto sensu vêm somando esforços para qualificar a produção acadêmica no campo do lazer. A realização do evento pode contribuir com o desenvolvimento e divulgação das pesquisas desenvolvidas no Brasil e na América Latina, constituindo-se fórum privilegiado para a qualificação da produção científica afeita ao lazer.
Esse seminário promovido inicialmente pela UFMG, nos últimos anos tem sido realizado em outros Estados brasileiros (Natal – UFRN; Rio de Janeiro – UFRJ; São Paulo – USP) e nessa décima terceira edição retorna à Belo Horizonte, coroando a criação da proposta do Programa de Pos Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, incluindo o curso de Doutorado.
Entendendo a importância de manter a qualidade já apresentada nos doze primeiros anos do evento, O CELAR propõe para o décimo terceiro seminário a temática da Produção do Conhecimento em Lazer. Essasrelações vêm sendo estabelecidas a partir do olhar de diferentes áreas do conhecimento, tais como a Educação Física, o Turismo, a Pedagogia, a Arquitetura, a Sociologia, a Administração, a História, a Psicologia, a Antropologia, o Serviço Social, a Fisioterapia, a Terapia Ocupacional dentre tantas outras que podem contribuir com o êxito desse evento, caracterizando o seu escopo interdisciplinar.
OBJETIVOS:
  • Ampliar o intercâmbio entre acadêmicos, profissionais e instituições interessadas em aprofundar conhecimentos sobre o lazer;
  • Contribuir com o debate do lazer no âmbito da formação e da atuação profissional na área, numa perspectiva sociocultural.
  • Refletir sobre o Lazer a partir da contribuição de diferentes áreas do conhecimento.
  • Qualificar a produção acadêmica no âmbito dos estudos sobre o lazer.
PÚBLICO ALVO:
Acadêmicos e profissionais de diferentes áreas do conhecimento, tais como: Educação Física, Turismo, Hotelaria, Arquitetura, Administração, Serviço Social, Pedagogia, Psicologia, Sociologia, História, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, dentre outras.
Número de vagas: 300
Para saber mais: http://lazeremdebate.tumblr.com/apresentacao

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