terça-feira, 6 de março de 2012

Boletim (In)Formativo

BLOG LITERATURA MARXISTA
http://literaturamarxista.wordpress.com/
literatura.marxista@gmail.com

BOLETIM MENSAL INFORMATIVO - Nº7 - MARÇO DE 2011
***
1. LIVROS

A FINANÇA CAPITALISTA

A financeirização possui uma dupla função: ela instaura uma concorrência exacerbada, necessária para manter a pressão para a elevação da exploração; e estabelece um modo de repartição adequado às novas condições de reprodução do capital. A finança capitalista, livro seminal escrito por especialistas franceses que estudam o capital ao lado de François Chesnais tem como objetivo analisar e compreender os processos desse sistema.

Mais informações em:
http://literaturamarxista.wordpress.com/2012/01/31/a-financa-capitalista/
*
HISTÓRIA DA NAÇÃO LATINO-AMERICANA

História da nação latino-americana é uma obra inédita, já que Jorge Abelardo Ramos modificou esta última edição para agregar-lhe novos textos e apreciações sobre a América Latina. A morte o surpreendeu em pleno trabalho criativo e de investigação. Neste livro nos encontramos com a grande aventura da colonização, a emancipação e as revoluções nacionais. A obra conta a tragédia da América Latina em sua fragmentação em vinte Estados débeis e impotentes, submetidos ao grande poder imperial.

Mais informações em:
http://literaturamarxista.wordpress.com/2012/02/13/historia-da-nacao-latino-americana/
*
IMPÉRIO DO CAPITAL

O economista argentino Claudio Katz, professor da Universidad de Buenos Aires (UBA), lançou a sua mais recente publicação, intitulada Bajo el imperio del capital. A obra foi simultaneamente lançada na Argentina e na Colômbia no final de 2011, respectivamente, pelas editoras Luxemburg e Aurora.

Mais informações em:
http://literaturamarxista.wordpress.com/2012/02/13/imperio-do-capital/
*
MARXISMO: teoria, história e política

O livro Marximo: teoria, história e política, publicado pela editora Alameda e organizado pelos professores Henrique Amorim, Luciana Aliaga e Paula Marcelino, é uma coletânea de trabalhos apresentados no V Colóquio Internacional Marx e Engels, realizado em 2007 na Unicamp sob a chancela do Centros de Estudos Marxistas (CEMARX/Unicamp)

Mais informações em:
http://literaturamarxista.wordpress.com/2012/02/06/marximo-teoria-historia-e-politica/
*
PCB E A ESQUERDA REVOLUCIONÁRIA NO BRASIL (1942-1961)

No livro Os homens do passo certo: o PCB e a esquerda revolucionária no Brasil (1942-1961),  Frederico José Falcão traça as escolhas políticas e as polêmicas internas do PCB no crucial período entre 1942-1961, bem como as respostas desse partido à situação do país no pós-guerra e suas relações no geral conturbadas com o PCUS e o resto da esquerda brasileira.

Mais informações em
https://literaturamarxista.wordpress.com/2012/02/27/pcb-e-a-esquerda-revolucionaria-no-brasil-1942-1961/
*
140 ANOS DA COMUNA DE PARIS

Acaba de ser lançado por um selo da Expressão Popular o livro 140 anos da Comuna de Paris, que tem a autoria e organização do professor Milton Pinheiro. Trata-se de uma reflexão coletiva feita por professores de diversas universidades brasileiras e, de fora do Brasil, sobre esse grande acontecimento histórico.

Mais informações em:
http://literaturamarxista.wordpress.com/2012/02/20/140-anos-da-comuna-de-paris/
***
2. Revistas

MARGEM ESQUERDA 17

João Alexandre Peschanski, integrante do comitê de redação da revista Margem Esquerda, organiza neste número 17 um dossiê especial sobre a viabilidade de alternativas ao capitalismo e como alcançá-las. O economista canadense Michael Lebowitz recupera elementos-chave do pensamento de Marx sobre o socialismo e, com base neles, avalia a experiência bolivariana da Venezuela. Vivek Chibber, professor de Sociologia da Universidade de Nova York, discute a tensão entre socialismo e desenvolvimento, criticando os modelos centralizados produtivistas dos regimes “socialistas realmente existentes” na União Soviética e China. Além do dossiê, a revista traz artigos e resenhas escritos por David Calnitsky, Fredric Jameson, Gilberto Maringoni, István Mészáros, João Alexandre Peschanski, John Bellamy Foster,  Mario Duayer e Roberto Follari. As entrevistas deste número são com Vania Bambirra e Adolfo Sanchéz Vásquez.


Nenhum comentário:

Postar um comentário