quarta-feira, 28 de março de 2012

Educação Estética

Pessoal, neste post disponibilizo o excelente filme completo da Mafalda (Quino), de Carlos Marquez (1979-1982). Também posto um pouco da história, dos personagens e downloads para a obra máster "TODA MAFALDA". 
Degustem!!!
Pedro Tatu



MAFALDA


Mafalda foi uma tira escrita e desenhada pelo cartunista argentino Quino. As histórias, apresentando uma menina (Mafalda) preocupada com a Humanidade e a paz mundial que se rebela com o estado atual do mundo, apareceram de 1964 a 1973, usufruindo de uma altíssima popularidade na América Latina e Europa.

Personagens


  • Mafalda: A personagem principal, uma menina de seis anos de idade, que odeia sopa e adora os Beatles e o desenho Pica-Pau. Ela se comporta como uma típica menina na sua idade, mas tem uma visão aguda da vida e vive questionando o mundo à sua volta, principalmente o contexto dos anos 60 em que se encontra. Tem uma visão mais humanista e aguçada do mundo em comparação com os outros personagens.
  • Papá (Pelicarpo, 29 de Setembro de 1964): O pai trabalha numa companhia de seguros, adora cultivar plantas em seu apartamento e entra em crise quando repara na sua idade.
  • Mamã (Raquel, 6 de Outubro de 1964): Típica dona de casa, não completou os estudos (por isso é vista como medíocre pela Mafalda), entra em conflitos com a filha quando prepara sopas e macarrão.
  • Filipe (Felipe) (19 de Janeiro de 1965): Um sonhador que odeia a escola, mas que frequentemente trava intensas batalhas com sua consciência e seu senso nato da responsabilidade. Foi inspirado pelo jornalista Jorge Timossi, um amigo de Quino.
  • Manolito (Manuel Goreiro "Manelito") (29 de Março de 1965): O filho de um comerciante, mais preocupado com os negócios e dinheiro do que com outra coisa, não gosta dos Beatles e é um estudante que tira notas baixas (menos em matemática, por causa das contas que aprende no mercado do pai). Representa o conservadorismo capitalista na obra, apenas pensando no lucro do armazém de seu pai. Também adora inflações dos preços, pois assim acha que está lucrando.
  • Susanita (Susana Beatriz Clotilde Chirusi) (6 de Junho de 1965): Uma menina fútil. Seu único objetivo na vida é encontrar um marido rico e de boa aparência quando crescer e ter uma quantidade de filhos acima da média. É uma grande fofoqueira e egoísta, e sempre encontra um jeito de falar sobre o vizinho do irmão da cunhada de alguém.
  • Guille "Gui" (Guillermo, "Guilherme") (1968): O irmão caçula da Mafalda, esperto para sua idade, é retratado como uma criança que começa a perceber o mundo.
  • Miguel "Miguelito" Pitti: Amigo de Mafalda, um pouco mais jovem do que os outros. Filho único, com um personalidade única, mas com um coração enorme. Miguelito tem dificuldade de compreender o que Mafalda pensa, sempre entendendo os conselhos de sua amiga de maneira literal. Além disso é um personagem egocêntrico, que parece achar que o mundo gira à sua volta.
  • Liberdade (Libertad) (15 de Fevereiro de 1970): Uma minúscula menina. Todos fazem o comentário óbvio sobre seu nome. Gosta das coisas simples da vida e seus pais são jovens idealistas, a mãe é tradutora, o pai trabalha em um "empreguinho", por isso moram em um pequeno apartamento.
  • Burocracia: É a tartaruguinha dada por seu pai a Mafalda e Guile. Foi batizada por Mafalda por ser tão vagarosa, só aparece a partir do livro "as férias da Mafalda".



Mafalda (Carlos D. Marquez; 1979-82)

Título: Mafalda 
Ano: 1979-82
Diretor: Carlos D. Marquez
Produção:Argentina
Tema: Versão filmográfica da mundialmente conhecida personagem criada por Quino

Abaixo posto o último post do Clube da Mafalda (http://clubedamafalda.blogspot.com.br/), um blog excelente que postava as tirinhas da Mafalda, neste último post, ela disponibiliza a obra completa que subsidiava o bolog.

O último post do Clube da Mafalda 


Como já é notável, as postagens do Clube da Mafalda vão chegando ao fim. Por motivos de força maior – expressão ingrata... pra quem lê – ficará impossível eu continuar com as postagens neste ano. Peço desculpas por ter demorado em deixar aqui este infeliz aviso.

Mas, para não deixá-los na mão, separei em arquivos as páginas restantes do famigerado Toda Mafalda, obra máster e esqueleto do blog. Separei as páginas em arquivos compactados no formato RAR. [caso você não tenha o programa para descompactar, baixe aqui: WinRAR]. São 6 arquivos, com cerca de 10MB cada um.

Ao descompactar, utilize a senha clubedamafalda

Abraços.


Nenhum comentário:

Postar um comentário