sábado, 3 de março de 2012

#PÉNABUNDADAFIFA



Insatisfeito com Valcke, Aldo Rebelo 



pedirá novo interlocutor para a Copa


Ministro do Esporte responde às declarações do secretário-geral da Fifa e pedirá seu afastamento após conversa com o presidente Joseph Blatter

Por Leandro CanônicoSão PauloUm dia depois de  secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, ter feito duras críticas ao governo brasileiro em relação à organização da Copa do Mundo de 2014, o Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, concedeu uma entrevista coletiva em São Paulo em resposta ao dirigente. Segundo ele, Valcke não será mais o interlocutor da entidade com o governo.       







Pelo tom de Rebelo nas declarações, este não será um pedido, mas uma exigência do ministério por conta das declarações de Valcke na última sexta-feira. Na ocasião, o secretário-geral afirmou que o Brasil estava mais preocupado em ganhar a Copa do que organizá-la.
- Por conta dessas declarações inaceitáveis, que estão atrapalhando o ambiente de cooperação entre o Brasil e a Fifa, o governo brasileiro não vai aceitá-lo mais como interlocutor. Essa comunicação não pode ser feita através de quem emite declarações intempestivas – declarou o ministro.
Aldo Rebelo durante coletiva Copa 2014 (Foto: Andre Penner / AP)Aldo Rebelo durante coletiva  (Foto: Andre Penner / AP)
Em sua entrevista na Inglaterra, Valcke foi enfático: o Brasil não tem uma malha hoteleira capaz de receber todos os turistas do Mundial. Manaus foi uma das mais criticadas. Outro ponto bastante criticado foi o difícil acesso a algumas arenas, como o da Arena da Fonte Nova, em Salvador.
Além disso, o dirigente da Fifa mostrou insatisfação com a demora na votação da Lei Geral da Copa, declarou que a entidade não possui um plano B para a organização da Copa e chegou a dizer que o país estava precisando de um "kick up in the backside", expressão que pode ser traduzida como "chute no traseiro".
- O secretário geral da Fifa fez comentários impertinentes e usou expressões que contradizem o próprio relatório divulgado pela entidade há mais ou menos um mês. Depois de uma visita aos estádios e às obras de infraestrutura, a Fifa teceu elogios ao Brasil - acrescentou Rebelo.
Com as relações entre o ministro e o secretário-geral da Fifa estremecidas, Aldo Rebelo foi enfático ao ser questionado se receberá Jérôme Valcke no país a partir do dia 12 de março, quando está programada mais uma série de visitas às obras dos estádios brasileiros.
- Não!

Valcke classifica como ‘infantil’ reação 

de Aldo Rebelo



Secretário-geral da Fifa, entretanto, diz que vai viajar ao Brasil no próximo dia 12 de março


Valcke classificou neste sábado de "um pouco infantil" a decisão do Brasil, país organizador do Mundial de Futebol de 2014, de não aceitá-lo mais como interlocutor da entidade por suas críticas ao atraso nos preparativos para a realização da Copa.
- Se o resultado (de minhas declarações) é que não querem mais falar comigo, se não sou a pessoa com quem querem trabalhar, então é um pouco infantil. Vou viajar ao Brasil no dia 12 de março - disse Valcke em declarações publicadas pela agência de notícias "AFP".
Na manhã deste sábado, o ministro de Esportes, Aldo Rebelo, anunciou em entrevista coletiva que não voltaria a aceitar Valcke como interlocutor. O político ficou insatisfeito com as declarações do dirigente francês que, na sexta-feira, afirmou que os organizadores do Mundial precisavam de "um pontapé no traseiro" para acelerar os preparativos .
- A interlocução do governo (brasileiro) não pode ser através de quem emite declarações intempestivas - destacou o ministro Rebelo, ao enfatizar que as palavras de Valcke foram "impertinentes e fora de lugar, usando expressões desapropriadas para tratar relações de interesse entre a secretaria e o país sede"
.


Nenhum comentário:

Postar um comentário