segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Ensino Médio: A Educação Física escolar perdeu seu papel?

Posto agora, video muito interessante (e polêmico) feito por jovens de Ensino Médio de uma escola particular de São Paulo.
Lá a Educação Física é discplina é obrigatória apenas no 1º semestre do 3º ano. "Ficando o aluno liberado para estudar para os conteúdos do vestibular e do ENEM no segundo semestre", segunda fala da coordenadora da escola. O ultimo dia de aula de Educação Física parece ter virado um evento na escola!
Esse video é muito interessante, na minha perspectiva, pois revela a concepção de Educação Fisica que a escola tem! Marcado pela concepção da aptidão física, leva aos alunos a prática obrigatória da atividade física, de esportes convencionais, pautados na lógica da seletividade e perfomance, de acordo com as falas de alguns alunos, que falam de segregação dos menos capacitados fisicamente e do desconforto de serem os ultimos a serem escolhidos.
Pergunto: a função da Educação Física escolar é de melhorar a aptidão física e o gosto do exercício físico ao longo da vida desses alunos?
Respondo: A Educação Física escolar há muito tempo perdeu (ou deveria ter pedido) esse papel. Muito bem dito pelo aluno narrador deste filme. Mesmo que fosse esse o papel, estaria fazendo errado. Pois não é na instituição militar que a Educação Física deve se inspirar na educação escolar.
A Educação Física escolar, tendo como objeto de estudo a cultura corporal, deveria contribuir para a apropriação crítica do jogo, do esporte, da dança, da ginástica, das artes circences, das lutas etc para que estes estudantes o entendam como fenomenos culturais contemporâneos com diversas implicações na nossa vida.
A juventude, fase da vida marcada por transformações e questionamentos, se organiza por interesses diversos, muitos deles ligados a cultura corporal, ooutros ligados a cultura digital, artística etc... Como os jovens poderiam ter acesso a todos esses patrimonios da humanidade de forma a (re)criar sentido e significado em suas vidas?
Existem caminhos para a Educação Física encontrar seu papel na educação escolar, e isso passa pela gestão, pelo curriculo, pela formação, pela infra-estrutura...
Pena a escola ser um esqueleto jurassico face as necessidades e interesses dos jovens, pena parte dos professores  viverem em verdades absolutas.
Sempre pergunto nao primeiro dia de aula: Para que serve a Educação Física na escola? Para a vida futura destes alunos.... Ninguém sabe responder, alunos, os outros professores, a direção...Aposto que a maioria dos professores de Educação Física também não saberiam.
Afinal, qual o papel da escola? E da Educação Física Escolar?
Eu acredito que tem muita coisa boa, mas enquanto vivermos e trabalharmos como ilhas, não consiguiremos transformar essa realidade.
E você, o que acha?

Dica: Erick Fernandes

4 comentários:

  1. É uma pena ver relato de alunos falando desta forma da Educação Física. Eu que pela primeira vez, após a minha graduação estou dentro da escola, e que tenho tentado passar algum significado da EF para os alunos, ver um relato deste nos faz descpicionar cada vez mais. Entretanto é a realidade, estamos inseridas, mas cabe a tranformação ...

    ResponderExcluir
  2. Fiquei surpreso com o video por se tratar de EF. No entanto, estamos num momento em que a tal da Atividade Física (AF) virou sinônimo de EF. Desde programas de TV, mercadorias até academias, escolas e universidades. É uma palavra mágica que traz - ´so na pronúncia - uma série de benesses. Desse modo, entendo que AF virou uma ideologia - no sentido de falsa consciência (encobrimento da realidade) - que tem afetado materialmente todos nós. Basta afirmar-se sedentário ou buscar ser contra e ter um comportamento convencionalmente não saudável (como fumar e beber cerveja, por ex.) em relação a tal da AF! Sem falar no corpo! Imagino a pressão sofrida pelos alunos do colégio para que chegasse ao ponto da realização de um vídeo. Imagino o que seus pais, professores, diretores, coordenadores não devem dizer sobre a importância da EF - o tipo conhecido por eles - e a necessidade das aulas! Uma pressão imensa!

    Em relação ao video achei que faltou mostrar as aulas de EF!! Quem vê o video deduz que é exercício físico e esporte. Pelo que uma das alunas diz é possível perceber que o modelo de esporte é o do alto-rendimento, etc., e que ela nota que há uma hierarquização e uma seleção pelas habilidades. No entanto, me parece que os alunos não conhece um contraponto que mostre ao menos uma EF que não seja "nem faça o que quiser" - como disse um dos alunos - e nem um modelo fundado na antiga e vigente ideia da coordenação motora/habilidade motora/aptidão física/aperfeiçoamento como diz a coordenadora - para alunos de 16-17 anos ATENÇÃO! Reclamamos muito da proposta de EF do estado e do municipio de SP, mas elas estão pelo menos 35 anos mais avançadas. O problema é a implementação que depende de infraestrutura, de formação, convencimento e carreira com salário que dê pra se dedicar de fato ao ensino. Ou seja: não se trata apenas de um colégio... Enfim, o tradicional colégio de SP que aparece no video é até "superior" em relação a muitos outros que transformaram a EF num self-service esportivo. Desse modo, por mais que nos choque, tendo em vista conhecermos uma EF que vise uma formação sócio-cultural, não podemos considerar
    ainda um absurdo, pois a EF que parece ser a deles é generalizada como a ideal no cotidiano.

    ResponderExcluir
  3. Tudo é reflexo da formação profissional. A concepção social da Educação Física tem que mudar a partir da postura do profissional. aparentemente o trabalho foi feito numa perspectiva de aptidão; coisa sem graça e nada atrativa. Essa realidade aí é diferente em cada lugar. A luta cotidiana nossa deve ser para mudar o pensamento da sociedade como um todo, e isso só será possível com amor pelo q se faz. Talvez o problema resida aí. vou aproveitar a deixa do vídeo e realizar este tipo de trabalho p mesclar outras posturas de alunos do Ensino médio.

    ResponderExcluir
  4. O vídeo não é uma realidade de todas as escolas do Brasil, existe escolas estaduais onde os alunos do ensino médio brigam para fazer as aulas de educação física. O que temos que questionar é qual educação física estes jovens tem nesta escola? O que realmente estão ensinando nas aulas de ed.física?Pensar e repensar o papel da educação física escolar é função dos profissinais que trabalham na escola. O que o vídeo proporciona é a qestão do que está sendo ensinado e o que realmente é para ser ensinado.Portanto o alerta esta dado para os profissionais de EFI, vcs realmente estão fazendo os eu papeis na escola?

    ResponderExcluir