A Secretaria de Imprensa do SINPRO-DF informa notícias veiculadas na mídia hoje que possam ser de interesse da Categoria.
ROYALTIES DO PETRÓLEO VIRAM MOEDA DE TROCA ENTRE UNIÃO E MUNICÍPIOS
Dilma apresentará a prefeitos proposta de revisão do indexador da dívida dos municípios em troca de apoio para que a destinação de recursos do petróleo à educação seja mantida
Para diminuir a pressão dos aliados e garantir que os recursos do pré-sal sejam destinados integralmente para a educação, o governo apresentará aos prefeitos reunidos em Brasília na semana que vem uma propo sta de revisão das dívidas municipais. O Planalto aceita trocar o indexador da dívida de IGP-DI mais 6% por IPC ou taxa selic, a depender de qual estiver com o percentual mais baixo. Em contrapartida, não quer que se repitam as cenas do fim do ano passado, quando uma caravana de administradores municipais desembarcou em Brasília querendo o dinheiro que virá dos novos campos de petróleo, levando a presidente Dilma Rousseff a vetar o projeto e comprar uma briga com o Congresso.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.em.com.br/app/ noticia/politica/2013/01/22/ interna_politica,345011/ royalties-do-petroleo-viram- moeda-de-troca-entre-uniao-e- mun icipios.shtml)
PERNAMBUCO DESTINARÁ 100% DOS LUCROS DO PRÉ-SAL DO ESTADO PARA A EDUCAÇÃO
Olinda (PE) – O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, assinou hoje (22) projeto de lei que destina 100% dos lucros do pré-sal do estado para a educação. O projeto será encaminhado à Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco. A assinatura ocorreu na abertura da 8ª Bienal de Arte e Cultura da União Nacional dos Estudantes (UNE).
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://agenciabrasil.ebc.com. br/noticia/2013-01-22/per nambuco-destinara-100-dos- lucros-do-pre-sal-do-estado- para-educacao)
72,5% DAS ESCOLAS NÃO POSSUEM BIBLIOTECA
O Estado de São Paulo tem um dos piores resultados do ranking, com 85% das unidades de sua rede pública sem biblioteca. Na rede municipal do Maranhão, só 6% têm bibliotecas
O Brasil precisa construir 130 mil bibliotecas até 2020 para cumprir a lei 12.244, que estabelece a existência de acervo de pelo menos um livro por aluno em cada instituição de ensino do País, tanto de redes públicas quanto privadas. Hoje, na rede pública, apenas 27,5% das escolas têm sala de leitura. Para equipar todas as 113.269 escolas públicas sem biblioteca, seria necessária a construção de 34 unidades por dia, segundo levantamento rea lizado pelo movimento Todos Pela Educação com base no Censo Escolar 2011.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.opovo.com.br/app/ opovo/brasil/2013/01/23/ noticiasjornalbrasil,2993263/ 72-5-das-escolas-nao-possuem- biblioteca.shtml ou http://www.jornaldebrasilia. com.br/edicaodigital/pages/ 20130123-jornal/pdf/02.pdf)
A VEZ DA EDUCAÇÃO
Alvíssaras! Parece que, finalmente, o diagnóstico consensual sobre a necessidade de dar priori dade à educação está deixando de ser só discurso. (...) O fato é que o sistema educacional brasileiro precisa avançar a passos gigantes para superar carências históricas que começam na alfabetização e explodem no profissional que chega ao mercado de trabalho.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www1.folha.uol.com.br/ fsp/opiniao/89998-a-vez-da- educacao.shtml)
DESAFIAR, PESQUISAR, DESCOBRIR, PRODUZIR E APRESENTAR
Bastam dois dedos de conversa com pessoas interessadas em inovações educacionais ou poucas horas em um evento que reúna professores interessados em tendências e lá vai estar ele. Pode ser que seja entre profe ssores de educação infantil discutindo as descobertas das crianças em seu último trabalho ou entre docentes da área médica mostrando os resultados dos seus alunos. De uma ponta à outra, ele tem aparecido cada vez com mais frequência e em mais formas diferentes. Adivinhou? Sim, é o aprendizado baseado em projetos – o project-based learning, ou simplesmente PBL.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://porvir.org/porfazer/ desafiar-pesquisar-descobrir- produzir-apresentar/20130122)
OS BENEFÍCIOS DO TRABALHO COM A ARTE NAS ESCOLAS
Uma das funções que o processo educacional possui é a de inserir os estudantes no universo da cultura. Este objetivo é buscado, principalmente, pelo trabalho pedagógico com as mais diferentes formas de manifestação artística. Segundo a professora Eloísa Sabóia, coordenadora do curso de Especialização em Ensino da Arte da Universidade Veiga de Almeida, a arte contribui não só para desenvolver a sensibilidade estética junto aos estudantes, como também para o aprendizado das demais matérias.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.folhadirigida.com. br/fd/Satellite/educacao/ entrevistas/Os-beneficios-do- trabalho-com-a-arte-nas- escolas-2000034450137- 1400002102372)
Fiscaliza&c cedil;ão reforçada
TCU CRIA SECRETARIAS ESPECIAIS
O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, apresentou mudanças destinadas a melhorar o acompanhamento de obras públicas e a avaliação de projetos. Foram criadas secretarias, com coordenadorias técnicas especiais para cada setor de atividade, como infraestrutura, educação, saúde e previdência.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.jornaldebrasilia. com.br/edicaodigital/pages/ 20130123-jornal/pdf/20.pdf)
Material escolar
OAB LANÇA CARTILHA PARA ORIENTAR OS PAIS
Com o objetivo de orientar os pais na hora da compra de material escolar, a seccional DF da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) elaborou um folder com dicas importantes amparadas no Código de Defesa do Consumidor. Cinco mil exemplares serão distribuídos em pontos estratégicos.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.jornaldebrasilia. com.br/edicaodigital/pages/ 20130123-jornal/pdf/06.pdf)
GOVERNO DEFINE 70 PROJETOS ESTRATÉGICOS PARA ACELERAR INVESTIMENTOS NO DF
Levantamento no sistema de acompanhamento da aplicação dos recursos públicos indica que, nos últimos três anos, o GDF executou menos da metade do que previu para investimentos. Apesar disso, em 2012 o Executivo conseguiu avançar em relação aos exercíc ios anteriores. No ano passado, destinou menos de 45% do previsto no Orçamento em melhorias (em 2011, foram apenas 30%). Dos R$ 3,5 bilhões estimados e aprovados pelos deputados distritais, apenas R$ 1,5 bilhão virou realidade. O estudo mostra também que a administração petista privilegia melhorias em infraestrutura. Do total, R$ 1,19 bilhão — correspondente a 76% do montante aplicado — foi destinado a urbanismo e transporte.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correiobraziliense. com.br/app/noticia/cidades/ 2013/01/23/interna_cidadesdf, 345500/governo-define-70- projetos-estrategicos-para- acelerar-inves timentos-no-df.shtml)
COMUNIDADE GANHA ESCOLA PARA 600 ALUNOS
A rede pública de ensino do Paranoá ganhará mais uma escola. A Secretaria de Educação criou o Centro de Ensino Fundamental (CEF) 4 na cidade. A unidade será instalada no local onde funcionava a Coordenação Regional de Ensino da região administrativa, na Quadra 4, conjunto A. O espaço passará por reforma e terá capacidade para atender cerca de 600 alunos. A expectativa é que a escola, que atende uma antiga reivindicação da comunidade, seja entregue à população até o início das aulas, em 14 de fevereiro.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.jornaldebrasilia. com.br/edicaodigital/pages/ 20130123-jornal/pdf/10.pdf)
PROGRAMA OFERECE CURSOS NOS EUA A PROFESSORES DA REDE PÚBLICA
Começaram as inscrições para o Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa (PDPI) dos Estados Unidos. Professores da rede pública de ensino podem se inscrever para o curso intensivo pelo site da Fulbright até o dia 14 de fevereiro. Ao todo, serão selecionados 20 participantes de cada estado brasileiro para o programa que envolve atividades acadêmicas e culturais, em uma universidade norte-americana durante seis semanas. O programa garante cobertura de todas as despesas dos professores contemplados, como passagens áreas de ida e volta, alojamento no campus universitário, alimenta&cced il;ão, seguro saúde; além de taxas e materiais escolares.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://g1.globo.com/mg/sul-de- minas/noticia/2013/01/ programa-oferece-cursos-nos- eua-professores-da-rede- publica.html)
ROYALTIES DO PETRÓLEO VIRAM MOEDA DE TROCA ENTRE UNIÃO E MUNICÍPIOS
Dilma apresentará a prefeitos proposta de revisão do indexador da dívida dos municípios em troca de apoio para que a destinação de recursos do petróleo à educação seja mantida
Para diminuir a pressão dos aliados e garantir que os recursos do pré-sal sejam destinados integralmente para a educação, o governo apresentará aos prefeitos reunidos em Brasília na semana que vem uma propo sta de revisão das dívidas municipais. O Planalto aceita trocar o indexador da dívida de IGP-DI mais 6% por IPC ou taxa selic, a depender de qual estiver com o percentual mais baixo. Em contrapartida, não quer que se repitam as cenas do fim do ano passado, quando uma caravana de administradores municipais desembarcou em Brasília querendo o dinheiro que virá dos novos campos de petróleo, levando a presidente Dilma Rousseff a vetar o projeto e comprar uma briga com o Congresso.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.em.com.br/app/
PERNAMBUCO DESTINARÁ 100% DOS LUCROS DO PRÉ-SAL DO ESTADO PARA A EDUCAÇÃO
Olinda (PE) – O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, assinou hoje (22) projeto de lei que destina 100% dos lucros do pré-sal do estado para a educação. O projeto será encaminhado à Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco. A assinatura ocorreu na abertura da 8ª Bienal de Arte e Cultura da União Nacional dos Estudantes (UNE).
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://agenciabrasil.ebc.com.
72,5% DAS ESCOLAS NÃO POSSUEM BIBLIOTECA
O Estado de São Paulo tem um dos piores resultados do ranking, com 85% das unidades de sua rede pública sem biblioteca. Na rede municipal do Maranhão, só 6% têm bibliotecas
O Brasil precisa construir 130 mil bibliotecas até 2020 para cumprir a lei 12.244, que estabelece a existência de acervo de pelo menos um livro por aluno em cada instituição de ensino do País, tanto de redes públicas quanto privadas. Hoje, na rede pública, apenas 27,5% das escolas têm sala de leitura. Para equipar todas as 113.269 escolas públicas sem biblioteca, seria necessária a construção de 34 unidades por dia, segundo levantamento rea lizado pelo movimento Todos Pela Educação com base no Censo Escolar 2011.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.opovo.com.br/app/
A VEZ DA EDUCAÇÃO
Alvíssaras! Parece que, finalmente, o diagnóstico consensual sobre a necessidade de dar priori dade à educação está deixando de ser só discurso. (...) O fato é que o sistema educacional brasileiro precisa avançar a passos gigantes para superar carências históricas que começam na alfabetização e explodem no profissional que chega ao mercado de trabalho.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www1.folha.uol.com.br/
DESAFIAR, PESQUISAR, DESCOBRIR, PRODUZIR E APRESENTAR
Bastam dois dedos de conversa com pessoas interessadas em inovações educacionais ou poucas horas em um evento que reúna professores interessados em tendências e lá vai estar ele. Pode ser que seja entre profe ssores de educação infantil discutindo as descobertas das crianças em seu último trabalho ou entre docentes da área médica mostrando os resultados dos seus alunos. De uma ponta à outra, ele tem aparecido cada vez com mais frequência e em mais formas diferentes. Adivinhou? Sim, é o aprendizado baseado em projetos – o project-based learning, ou simplesmente PBL.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://porvir.org/porfazer/
OS BENEFÍCIOS DO TRABALHO COM A ARTE NAS ESCOLAS
Uma das funções que o processo educacional possui é a de inserir os estudantes no universo da cultura. Este objetivo é buscado, principalmente, pelo trabalho pedagógico com as mais diferentes formas de manifestação artística. Segundo a professora Eloísa Sabóia, coordenadora do curso de Especialização em Ensino da Arte da Universidade Veiga de Almeida, a arte contribui não só para desenvolver a sensibilidade estética junto aos estudantes, como também para o aprendizado das demais matérias.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.folhadirigida.com.
Fiscaliza&c cedil;ão reforçada
TCU CRIA SECRETARIAS ESPECIAIS
O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, apresentou mudanças destinadas a melhorar o acompanhamento de obras públicas e a avaliação de projetos. Foram criadas secretarias, com coordenadorias técnicas especiais para cada setor de atividade, como infraestrutura, educação, saúde e previdência.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.jornaldebrasilia.
Material escolar
OAB LANÇA CARTILHA PARA ORIENTAR OS PAIS
Com o objetivo de orientar os pais na hora da compra de material escolar, a seccional DF da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) elaborou um folder com dicas importantes amparadas no Código de Defesa do Consumidor. Cinco mil exemplares serão distribuídos em pontos estratégicos.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.jornaldebrasilia.
GOVERNO DEFINE 70 PROJETOS ESTRATÉGICOS PARA ACELERAR INVESTIMENTOS NO DF
Levantamento no sistema de acompanhamento da aplicação dos recursos públicos indica que, nos últimos três anos, o GDF executou menos da metade do que previu para investimentos. Apesar disso, em 2012 o Executivo conseguiu avançar em relação aos exercíc ios anteriores. No ano passado, destinou menos de 45% do previsto no Orçamento em melhorias (em 2011, foram apenas 30%). Dos R$ 3,5 bilhões estimados e aprovados pelos deputados distritais, apenas R$ 1,5 bilhão virou realidade. O estudo mostra também que a administração petista privilegia melhorias em infraestrutura. Do total, R$ 1,19 bilhão — correspondente a 76% do montante aplicado — foi destinado a urbanismo e transporte.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.correiobraziliense.
COMUNIDADE GANHA ESCOLA PARA 600 ALUNOS
A rede pública de ensino do Paranoá ganhará mais uma escola. A Secretaria de Educação criou o Centro de Ensino Fundamental (CEF) 4 na cidade. A unidade será instalada no local onde funcionava a Coordenação Regional de Ensino da região administrativa, na Quadra 4, conjunto A. O espaço passará por reforma e terá capacidade para atender cerca de 600 alunos. A expectativa é que a escola, que atende uma antiga reivindicação da comunidade, seja entregue à população até o início das aulas, em 14 de fevereiro.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.jornaldebrasilia.
PROGRAMA OFERECE CURSOS NOS EUA A PROFESSORES DA REDE PÚBLICA
Começaram as inscrições para o Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa (PDPI) dos Estados Unidos. Professores da rede pública de ensino podem se inscrever para o curso intensivo pelo site da Fulbright até o dia 14 de fevereiro. Ao todo, serão selecionados 20 participantes de cada estado brasileiro para o programa que envolve atividades acadêmicas e culturais, em uma universidade norte-americana durante seis semanas. O programa garante cobertura de todas as despesas dos professores contemplados, como passagens áreas de ida e volta, alojamento no campus universitário, alimenta&cced il;ão, seguro saúde; além de taxas e materiais escolares.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://g1.globo.com/mg/sul-de-
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