quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

CONBRACE | CONICE: site no ar


O site do XVIII CONBRACE e V CONICE já está no ar.

Por favor, visitem: www.conbrace.org.br

CONBRACE | CONICE

Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte
O Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (CONBRACE) é um evento científico de periodicidade bienal. Constitui-se no maior evento do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) e é considerado um dos mais importantes Congressos dentre as Sociedades Cientificas da área.
Este evento consolidou-se, tanto no cenário nacional, quanto latino-americano, em decorrência do rigor científico dos suas apresentações e trabalhos, bem como pela credibilidade construída ao longo dos mais de 30 anos do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte.
Temática Central
Nesta 18º edição o tema será: IDENTIDADE DA EDUCAÇÃO FÍSICA E CIÊNCIAS DO ESPORTE EM TEMPOS DE MEGAEVENTOS.
O tema da identidade da Educação Física e Ciências do Esporte sempre foi motivo de muita polêmica, uma vez que se trata de uma área do saber que se estruturou cientificamente a partir de duas grandes e tradicionalmente distintas áreas do conhecimento: Ciências Biológicas e Ciências Humanas. Os embates existentes na formação profissional, no campo profissional e na produção dos conhecimentos se apresentam nos âmbitos político e epistemológico a partir dos quais a Educação Física se compôs como área de produção de saberes multifacetados e atuação profissional em espaços muito díspares e, consequentemente, com questões cada vez mais complexas que impactam a formação profissional oferecida nos cursos de Educação Física no Brasil. A disputa em torno de qual grande área do saber dá o tom à produção de conhecimentos e à atuação profissional precisa ser superada pela ideia de perspectiva, ou seja, de uma perspectiva o mais ampla possível, em que a Educação Física e a Ciências do Esporte realmente consigam estabelecer um diálogo no qual incorpore essas duas grandes áreas no sentido de colocá-las à serviço das necessidades mais prementes da nossa sociedade. Diante desses pressupostos, o CBCE, como uma entidade científica que sempre buscou fortalecer a Educação Física e Ciências do Esporte por meio de reflexões e ações críticas, mas também propositivas, detecta que o atual momento, marcado pela realização dos megaeventos esportivos que colocam e recolocam novas e antigas demandas, é de retomada do debate acerca da Identidade da área, que compreendemos ser multifacetada, tanto em termos epistêmicos quanto de atuação profissional, o que a coloca, portanto, em constante movimento. É por todos esses motivos que o tema da Identidade da área torna-se fundamental para pensar as questões afetas à formação acadêmico-profissional, ao campo de trabalho e aos processos de produção de saberes, tanto na graduação quanto na pós-graduação.
Congresso Internacional de Ciências do Esporte
O Congresso Internacional de Ciências do Esporte (CONICE), que está na sua quinta experiência, objetiva ampliar seu diálogo internacional na perspectiva de estabelecer parcerias e protocolos de cooperação no que diz respeito ao incentivo à realização de intercâmbios junto aos grupos de pesquisa, instituições e entidades científicas de forma a ampliar as bases da soberania nacional e da cooperação internacional.
Identidade visual do evento
Observação: As logomarcas estão com a própria humano comunicações. A logomarca principal é na cor azul. As logomarcas secundárias são as nas cores verde e cinza, bem como aquelas mescladas às paisagens do DF.
A logomarca é inspirada na escultura denominada “Dois Candangos”, localizada em frente ao Palácio do Planalto. Criada pelo escultor e professor Bruno Giorgi, a obra foi inicialmente batizada de “Guerreiros” e homenageava os trabalhadores da construção de Brasília. Iguais e heterogêneos, os candangos representam o conflito e contraditório que permeia o fazer científico.  Idênticos, mas diferentes. Ambos sob o mesmo céu de uma história de mais de 50 anos. Os Dois Candangos representam a oposição entre a certeza que um futuro é certo e promissor e que, ao mesmo tempo, existe uma expectativa de uma postura política que possa trazer um futuro de esperança e bem estar social


Nenhum comentário:

Postar um comentário