A parceria do MDS com o MEC para melhorar escolas
Enviado por luisnassif, sab, 12/01/2013 - 19:00
Por MV
Ciclo da Pobreza
Ao completar uma década, o Bolsa Família constata que a qualidade da infraestrutura das escolas que as crianças beneficiadas frequentam está abaixo da média nacional
...Se entre o total de escolas brasileiras 51% têm acesso à rede de esgoto, nas que são "maioria PBF" o índice é de apenas 14%. Só 40% das unidades que atendem majoritariamente alunos cadastrados no Bolsa Família têm acesso a água potável, enquanto a média nacional é de 76%.
As condições desfavoráveis se estendem a outros equipamentos escolares: 12% das escolas maioria PBF têm quadra de esportes, contra 40% na média nacional. Apenas uma em cada quatro tem acesso à internet, índice que chega a 60% no total de escolas da rede pública. Menos de 30% têm laboratório de informática, quando 47% das unidades do Brasil já contam com esse equipamento. Além disso, menos de 20% têm biblioteca e só 2% contam com laboratório de ciências...
...No Cento-Oeste, apenas 2,2% das escolas são maioria PBF, no Sul 4,8%, no Sudeste 11,7% e no Norte 18,11%. Já no Nordeste, elas são maioria: 63,2% das unidades têm mais da metade dos alunos inscritos no programa...
...Enquanto no ensino médio a taxa de abandono foi de 10,8% em 2011, entre os adolescentes de famílias que recebem o benefício o índice foi 7,1%. No ensino fundamental, a média nacional de alunos que abandonaram a escola foi 3,2%, contra uma taxa de 2,9% entre os que participam do programa...
...Uma parceria estabelecida entre MEC e MDS começa a tentar contornar o problema. As escolas com maioria PBF são priorizadas desde 2011 no programa Mais Educação, que garante recursos extras para desenvolvimento de atividades que viabilizem o ensino em tempo integral...
O texto ainda refere que não se pode dizer o mesmo sobre a qualidade de ensino/aproveitamento, que depende de condições psico-sociais, familiares e de auto-estima de que elas não dispõem.
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