segunda-feira, 20 de maio de 2013

LIVRO sobre a Educação física e o CBCE


A educação física na formação do
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte

Luciano Damasceno
A educação física na formação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte é o livro de Luciano Galvão Damasceno que está sendo lançado pela Papirus Editora. Fruto de sua tese de mestrado na Faculdade de Educação (FE) da Unicamp, nele Damasceno conta a história e analisa as contribuições do CBCE ao esporte e aos estudos teóricos da educação física e das ciências do esporte. “Apesar do seu peso na formação da educação física como campo acadêmico, havia apenas um estudo sobre a história do CBCE, da professora Fernanda Paiva. Foi meu orientador, professor Lino Castellani Filho, que atendou para a relevância da instituição e meu convenceu da necessidade de uma nova pesquisa”, recorda o autor.
Segundo Damasceno, o CBCE foi movido por muitas disputas teóricas e políticas entre visões de ciência, de sociedade, de saúde, de educação física e de esporte. “O mote que conduziu o livro é o fato de que a formação da entidade foi tecida essencialmente com os fios da educação física. Não se pode esquecer que o Colégio foi fundado a partir do êxodo de professores de educação física, médicos e psicólogos, entre outros profissionais, que não tinham acesso à estrutura diretiva da Federação (hoje Sociedade) Brasileira de Medicina Esportiva. Esta foi a centelha da fundação CBCE, somada a questão das políticas brasileiras de pós-graduação e formação de recursos humanos da época.”
O autor do livro observa que, daí em diante, com a criação de uma entidade aos moldes estadunidenses, registrou-se um protagonismo cada vez maior na educação física, com a incorporação dos processos de redemocratização e, também, do seu abrasileiramento. “Isso fez com que o CBCE pusesse em evidência as questões fundamentais ao desenvolvimento da educação física e das ciências do esporte, tornando-se o espaço de divulgação, debate e estímulo ao conhecimento mais importante dos últimos 34 anos.”
No momento, Luciano Damasceno desenvolve sua pesquisa de doutorado na FE, dando continuidade a uma hipótese surgida no mestrado, mas à qual não pôde dispensar um tratamento adequado: se a educação física, a partir dos anos 1980, tem produzido teoria(s) pedagógica(s).
O Livro A educação física na formação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte pode ser adquirido através dosite da Papirus Editora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário