terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Temer e Bolsonaro, os Cortes Orçamentários no Esporte e o exemplo do Bolsa Atleta!

O esporte espetacular deste último domingo fez uma reportagem interessante sobre o contingenciamento de recursos orçamentários para as políticas de Esporte e Lazer.

Por Pedro Osmar Flores de Noronha Figueiredo
Professor da secretaria de Educação do Distrito federal
Licenciado e Mestre em Educação Física
Doutor em Política Social (UnB)

Estudo do INESC (2017) já tinha detectado e denunciado um corte de 67% no Orçamento do Esporte do ano de 2017 para o ano de 2018.

O Esporte Espetacular, coloca na grande mídia, o que nós pesquisadores e militantes da área, já vinhamos denunciando há tempos.


No caso da reportagem "Com o corte do bolsa atleta, futuro de promessas do esporte brasileiro corre risco", eles chamam atenção para os cortes no Bolsa Atleta, principalmente ao Atleta de iniciação esportiva (base) e o atleta estudantil.

Podemos estender as críticas ao destino da melhor política pública de esporte e lazer, de âmbito nacional, já criada na história deste país: O Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC). Este programa que deveria ter virado política de Estado, provavelmente está em seus últimos dias.

Os tempos de garantia à democratização do acesso ao esporte e Lazer poderiam ser outros, de maiore resistência, se houvessem colocado a frente a construção do Sistema Nacional de Esporte e Lazer, embarrerado ainda nos Governos Lula e Dilma, após serem capturados pelo fetiche dos Megaeventos, mais voltados para a lógica do Esporte Mercadoria do que para o Esporte e Lazer como direito constitucional.

Mas o que podia se esperar do governo golpista do Temer, seu ajuste fiscal brutal e agendas de contrarreformas?

E o que se podia esperar do de um governo que não tem projetos pro Brasil, quem dirá para as Políticas públicas de Esporte e Lazer ????

A Reportagem, sempre se refere ao acorte orçamentário como se fosse obra do Governo anterior (TEMER), mas lembro que a extinção do Ministério do Esporte e as ações (inclusive de cunho orçamentário para 2019) foi algo combinado entre o vampiro e o próprio Bolsonaro!

Na reportagem linkada acima, ainda sobra BOMBA para a Secretaria de Esporte e Lazer do GDF! Que merece maiores explicações.

Se vocês quiserem saber mais sobre a relação entre o (Não) Direito ao esporte no Brasil, o Futebol Mercadoria e os Megaeventos Esportivos no Brasil (em especial sobre a Copa do Mundo), acessem minha tese de doutorado aqui.

Se quiserem conhcer um pouco mais do Programa esporte e Lazer da Cidade, coloco a disposição minha dissertação de mestrado defendida em 2009, neste link aqui

Se quiserem saber mais sobre Orçamento do esporte, apresento um portal maravilhoso, construído pelos pesquisadores(as) do Grupo de Pesquisa e Formação Sociocrítica em Educação Físca, Esporte e Lazer (AVANTE) da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília (FEF-UnB) que possibilita qualquer um a acessar os dados Orçamentários do esporte no Brasil. o Portal é denominado Transparência no Esporte, e você pode ter acesso a ele bem aqui.

Um comentário:

  1. blog bem dinamico, vou recomendar para a equipe da escola zona norte sp, bacana o projeto, estão de parabens pelo trabalho

    ResponderExcluir