quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Viva Cuba! 60 anos da Revolução Cubana

Há exatamente 60 anos, no dia 1o de Janeiro de 1959, um bando de jovens ousou construir um outro mundo e outra sociedade, libertando Cuba da submissão ao imperialismo estadunidense e não um Cassino de uma elite atrasada.

De lá para cá inspiraram jovens do mundo inteiro. Não foram décadas fáceis, Cuba teve que reagir a mercenários contrarrevolucionarios, à queda da URSS e ao embargo econômico criminoso.

Mas nem por isso, Cuba (vizinha do capitalista Haiti) deixou de cantar e nos encantar. Em uma década acabou com o analfabetismo na ilha e em mais duas décadas possibilitou o acesso à Universidade a todxs os cubanos.

Se tornou uma excelência na área da saúde e hoje comanda missões humanitárias em todo o mundo. Cuba é uma ilha segura, sem fome e crianças em situação de Rua. Sem tráfico,  favelas e milícias. Comparem Havana com Rio de Janeiro....

Nem tudo são flores, mas a pequena Cuba ainda incomoda os poderosos e as elites reacionárias de todo mundo. Ela nos deu a lição que podemos construir um mundo diferente daqueles que nos é imposto. Porque menos importante que a utopia, é o caminho!

Parabéns Cuba! Pelos 60 anos da Revolução!
Viva Cuba!

Nenhum comentário:

Postar um comentário