sábado, 18 de abril de 2015

OPINIÃO: Capoeira e Regulamentação da Profissão

Capoeira e Regulamentação da Profissão

Prof. Tiago Baldez

Será realmente que precisamos nos escravizar Capoeiras?

Desde a diáspora africana, sofremos cronologicamente com escravidão, violências, estupros, amarras, açoites, punições, separações, opressão, criminalização e preconceitos.... E agora surge a tão comentada profissionalização.

Profissionalização pra quê, porque e pra quem??? Para os cartolas, sindicalistas e conselheiros que buscam receitas para se manter pelegos sem sequer derramar uma lágrima de suor para o ensinamento da nossa Capoeira?

Ou será que essa medida será realmente uma ação afirmativa de reparação do estado!

Com certeza teremos várias respostas e argumentos para essas perguntas e indagações, mas nunca teremos a certeza que a pluralidade cultural e as vertentes da capoeira serão contempladas nessa regulamentação.

Digo isso, pois acredito que a capoeira é plural em suas manifestações, e uma possível regulamentação da profissão irá restringir drasticamente as possibilidades de atuação, mantendo a hegemonia do mercado aos filiados e agregados. Diferentemente do que muitos pensam, achando que a profissionalização irá automaticamente garantir reserva de mercado, aposentadorias, piso salarial, bolsas e contratações. Doce ilusão!!!

Não sou a favor dessa medida de profissionalizar!

Sou a favor de uma capoeira livre, multicultural e plural, que respeite as tradições, a ancestralidade, o notório saber da velha guarda, a inclusão e o movimento novo criado por uma criança.

Axé Capoeiras,


Prof. Tiago Baldez
Secretaria de Educação do Distrito

Nenhum comentário:

Postar um comentário