terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Educação Inclusiva: Porque é necessária!

Pois é, a escola é definitivamente reflexo da sociedade em que vivemos, no caso, a capitalista.
As relações sociais se reproduzem no interior do ambiente escolar e cabe sim à instituição escolar e aos educadores a intervenção pedagógica para reflexão e superação das discriminações e preconceitos existentes.
A exclusão de diversos direitos sociais que acometem as pessoas com deficiência é gritante. Mas se na própria escola, não se dá visibilidade a diversidade, imagina em outros ambientes sociais.
Por isso, sou a favor de políticas focalizadas que permitam o acesso aos direitoas àqueles historicamente excluídos.
Vejam, abaixo, reportagem que trata de um simples "esquecimento" de uma pessoa com deficiência na foto de formatura escolar. O pior é a justificativa institucional do Departamento de Educação, o que configura a violência institucional que estão sujeitos os escolares: a disposição em Ordem Alfabética. Como se com essa disposição estivessem garantidos a todos/as o mesmo direito.
Isso é mentira deslavada que a sociedade capitalista prega. Como se todos/as por esforço próprio fossem capazes de acessar os bens culturais e materias da sociedade. Se não houver tratamento diferenciado as necessidades individuais, nunca chegaremos a uma coletividade humana fraterna e justa.


Deficiente é 'esquecido' em foto de formatura


Os pais de Luke Smith, de 11 anos, estão pensando em processar o Departamento de Educação e Comunidades de Nova Gales do Sul depois que o filho deles foi "esquecido" na foto oficial de graduação de sua turma em uma escola pública de Newcastle.

Luke, que sofre de hidrocefalia e precisa de cadeira de rodas, foi posto atrás de todos os outros alunos enfileirados, ficando sem ser visto na foto.

O Departamento de Educação e Comunidades se defendeu, argumentando que os alunos foram dispostos por ordem alfabética, de acordo com reportagem do "Bay Side Bulletin". Diretor e autoridades, entretanto, pediram desculpa pelo episódio, mas os pais de Luke não ficaram satisfeitos.
"Não queremos que outra criança com deficiência passe por isso", disse Vicky Smith.




Fonte: http://oglobo.globo.com/blogs/pagenotfound/posts/2012/12/24/deficiente-esquecido-em-foto-de-formatura-479986.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário