sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Pesquisa em educação e Método em Marx


O Ciclo de estudos "Método em Marx: implicações para a pesquisa em educação"

Veja aqui resultado do 1º de 4 seminários previstos para o ciclo! Saiba mais
Este é o primeiro de quatro seminários organizados pelos Profs. Drs. Célio da Cunha, José Vieira de Sousa e Maria Abádia da Silva, docentes-pesquisadores vinculados à Linha de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (PPGE-UnB) abordando o método materialista histórico- dialético e a pesquisa em educação. Os outros três seminários que comporão o Ciclo de Estudos estão previstos para serem realizados em abril, agosto e novembro de 2013.
A discussão proposta nos quatro seminários concebe o método como instrumento lógico de interpretação da realidade, caracterizado pelo movimento do pensamento por meio da materialidade histórica da vida dos humanos em sociedade. Nessa perspectiva, o método permite descobrir (pelo movimento do pensamento) as leis fundamentais que definem a forma organizativa dos homens ao longo da história.
O evento foi realizado dia 07.11.2012, na Sala Papirus da Faculdade de Educação/Universidade de Brasília e contou com a participação de alunos da graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores de áreas diversas e comunidade em geral.

[...] o método que consiste em elevar-se do abstrato ao concreto não é senão a maneira de proceder do pensamento para se apropriar do concreto, para reproduzi-lo. O concreto é concreto porque é a síntese de várias determinações diferentes é unidade na diversidade. Por isso, o concreto aparece no pensamento como processo de síntese, como resultado, não como ponto de partida, ainda que seja o ponto de partida efetivo e, portanto, o ponto de partida da intuição e da representação (MARX, 1974, p. 116).

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