terça-feira, 27 de novembro de 2012

Mané Garrincha: Elefante Branco, privatização e elitização



Nesta entrevista, o presidente do Comitê Organizador Local (COL) justifica a construção do Elefante Branco de Brasília pela suposta realização de jogos dos campeonatos carioca e paulista na cidade após a Copa... Oi?

O nome dele é Ricardo '
Trade', e sua propensão aos negócios já fica indicada aí. O executivo escancara a visão europeizada que se pretende dar aos estádios de futebol pós-Copa quando defende, vejam só, a adoção de cadeiras numeradas com lugar marcado. Omite, no entanto, o processo elitizador que se esconde pelo discurso de "levar sua família ao estádio com segurança". Que tipo de família poderá pagar os preços dos ingressos???

#ÉCadaUma #PareceQueSóPiora
OPinião: Comitê Popular Rio Copa e Olimpíadas


E vc? O que acha?


Diretor do COL diz que Brasília tenta receber jogos de RJ e SP após 2014

Ricardo Trade revela projeto para uso do Estádio Nacional até em final da Copa do Brasil: 'Não vamos ter elefantes brancos', garante

Por Alexandre Alliatti, Cintia Barlem, Marcelo Baltar e Márcio IannaccaRio de Janeiro
103 comentários
Sem um campeonato local forte, Brasília poderá recorrer aos Estaduais de Rio de Janeiro e São Paulo para ter partidas no novo Estádio Nacional Mané Garrincha, que será sede de jogos da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo de 2014. Segundo o diretor de operaçãoes do Comitê Organizador Local (COL), há projetos para levar duelos importantes para a capital após o Mundial no Brasil.
- Mostramos caminhos para que estádios como Natal, Cuiabá e Manaus tenham opções de fazer crescer seu futebol, ter grandes shows, levar equipes de fora do estádio. Todas as arenas não serão apenas estádios de futebol, mas arenas multiuso. Brasília, por exemplo, tem um estudo para receber, além de grandes shows, jogos do Campeonato Carioca, do Campeonato Paulista, final da Copa do Brasil. Esse projeto é muito bacana, já que muitos torcedores de Brasília torcem para times de outros Estados. Por isso, o governador fez questão de manter a capacidade de 70 mil pessoas na arena. Não vamos ter elefantes brancos no Brasil – afirmou Trade durante a Soccerex nesta segunda, no Rio.
Maquete virtual do Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília (Foto: Reprodução)Simulação de como ficará o Estádio Nacional: capacidade para 70 mil pessoas (Foto: Reprodução)
Em sua apresentação na feira de negócios do esporte, o diretor do COL explicou qual o legado desejado para os torcedores depois da Copa: uma nova experiência nos estádios brasileiros.
- Quem não quer levar a família a um estádio com segurança, organizado, cadeiras numeradas, pessoas auxiliando na chegada, centro médico, acesso organizado, banheiros que serão limpos a cada oito minutos? É essa a experiência que queremos dar ao torcedor. E por que não sonhar com tudo isso depois da Copa? É possível, estamos nos preparando para isso – disse.
Trade também garantiu que a imprensa de todo o mundo terá plenas condições de trabalho nos estádios brasileiros durante a Copa do Mundo de 2014
- Os torcedores serão muito bem tratados, assim como toda a imprensa. Vamos receber jornalistas de todo o mundo e temos que passar uma boa impressão do nosso mundo. Eles vão precisar de internet voando. E vamos fornecer isso.
Segundo o diretor, já é possível notar o legado da Copa no Brasil, já que vários profissionais estão se capacitando em todo o país. Investimentos em aeroportos, tecnologia da comunicação, mobilidade urbana e transportes são outros exemplos citados pelo homem forte do COL. No momento, mais de 24 mil pessoas trabalham diretamente nas obras das 12 arenas de 2014.
- Isso tudo é legado. Ele é real e é uma constante preocupação nossa. Não tenho procuração para falar pela Fifa, mas convivo com eles. E posso garantir: a Fifa também quer deixar um legado. Ninguém é maluco de chegar num país, mandar fazer isso e aquilo e não deixar nada.
Fonte: http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2012/11/diretor-do-col-diz-que-brasilia-pode-receber-jogos-de-rj-e-sp-apos-2014.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário