quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Notícias importantes sobre Educação

A Secretaria de Imprensa do SNPRO_DF informa notícias veiculadas na mídia hoje que possam ser de interesse da Categoria.

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO SERÁ DEBATIDO EM AUDIÊNCIA NA CAE
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (20) requerimentos dos senadores José Pimentel (PT-CE) e Inácio Arruda (PCdoB-CE) para a realização de audiência pública com a finalidade de debater o Plano Nacional de Educação (PNE). (...) A audiência pública, que poderá ser realizada em 29 de novembro, em conjunto com a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), deverá ser aberta pelo ministro da Educação, Aloízio Mercadante. Está prevista também a presença de dirigentes de entidades da área educacional e especialistas na matéria.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2012/11/20/plano-nacional-de-educacao-sera-debatido-em-audiencia-na-cae ou http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2012/11/20/ce-debatera-novo-plano-nacional-de-educacao-em-conjunto-com-a-cae)

MERCADANTE: SEM DINHEIRO DO PETRÓLEO, EDUCAÇÃO PRECISARIA DE "CINCO CPMFS"
O ministro Aloizio Mercadante afirmou que, sem os recursos do pré-sal, seria necessário criar "cinco CPMFs" para garantir os 10% do PIB (Produto Interno Bruto) na educação conforme propõe o PNE (Plano Nacional de Educação). Mercadante participou da abertura do Seminário Brasil-China na manhã desta quarta-feira (21). Na sua avaliação, é impossível aumentar dessa forma a carga tributária ou realocar os atuais recursos. "De onde vai tirar [orçamento para cumprir as metas do PNE]? Da saúde, da segurança, do transporte?", disse o ministro.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://educacao.uol.com.br/noticias/2012/11/21/mercadante-sem-dinheiro-do-petroleo-educacao-precisaria-de-cinco-cpmfs.htm)

'ROYALTIES' E PNE DEVEM ESTAR NO MESMO DEBATE, DIZ CIENTISTA POLÍTICO
Os atuais debates sobre a distribuição de royalties do petróleo e o novo Plano Nacional de Educação (PNE) deveriam andar juntos, sugeriu nesta quarta-feira (21) o cientista político Fernando Abrúcio, em audiência pública promovida pela Comissão de Educaç ão, Cultura e Esporte (CE). Por meio do estabelecimento de metas claras e dos meios para alcançá-las, observou, será possível promover-se um salto na educação nos próximos 10 anos. – A distribuição dos royalties do petróleo a municípios e estados sem um projeto de país é um desastre. Educação é a grande questão hoje, e o nosso desafio é articular o Plano Nacional de Educação com a lei dos royalties. O plano (aprovado pela Câmara) é muito geral. Temos que definir um conjunto pequeno de prioridades – sugeriu Abrúcio, em mais uma audiência sobre o tema da federalização da educação básica, presidida pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF).
(Caso queira ler a m atéria completa acesse: http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2012/11/21/royalties-e-pne-devem-estar-no-mesmo-debate-sugere-cientista-politico)

MERCADANTE DESCARTA A REALIZAÇÃO DE DUAS EDIÇÕES DO ENEM EM 2013
Enem para presos será feito por 'no máximo 400' estudantes regulares. Prova será aplicada nos dias 3 e 4 de dezembro
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, descartou nesta quarta-feira (21) a possibilidade de haver duas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para todos os estudantes em 2013. Segundo ele, no ano que vem, o Ministério da Educação seguirá tendo a edição regular da prova e a aplicada para pessoas dentro dos presídios e instituições sócioeducativas. Essa, segundo ele, já é uma segunda edição do exame.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://g1.globo.com/educacao/noticia/2012/11/mercadante-descarta-realizacao-de-duas-edicoes-do-enem-em-2013.html)

SÉRGIO SOUZA DEFENDE DISCIPLINAS DE MORAL E ÉTICA NO CURRÍCULO DO ENSINO BÁSICO
O senador Sé rgio Souza (PMDB-PR) defendeu nesta quarta-feira (21) projeto de sua autoria que inclui no currículo do ensino fundamental a disciplina de Cidadania, Moral e Ética e, no ensino médio, a disciplina Ética Social e Política (PLS 2/2012). Aprovada na semana passada pelo Plenário do Senado, a proposta - que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/1996) - seguiu para exame da Câmara dos Deputados. Sérgio Souza afirmou ter certeza de que problemas graves do país, como a corrupção e a instabilidade jurídica, só poderão ser superados de maneira definitiva com uma política educacional mais voltada para a formação do caráter dos jovens e para o exercício responsável da cidadania.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2012/11/21/sergio-souza-defende-disciplinas-de-moral-e-etica-no-curriculo-do-ensino-basico)

MEC DEFINE DIRETRIZES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS
Brasília - O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União de hoje (21) as diretrizes que vão reger a educação escolar básica quilombola, respeitando as especificidades socioculturais desses grupos. As orientações valem para as instituições de ensino básico instaladas nos territórios quilombolas e para as de ensino a distância.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-11-21/mec-define-diretrizes-para-educacao-basica-nas-comunidades-quilombolas)

CONECTA 2012 APRESENTA TECNOLOGIA COMO ALAVANCA PARA O DESENVOLVIMENTO
Foi com um pedido de empenho do empresariado brasileiro no setor educacional que Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente do Sistema Firjan, enc errou o primeiro ciclo de debates do seminário de tecnologias educacionais Conecta 2012, na manhã da quarta, 21. Em sua segunda edição, o evento, que se estende até a sexta, 23, promove o debate sobre os impactos do uso de novas tecnologias na sala de aula, sinalizando caminhos para a educação do futuro.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www.folhadirigida.com.br/fd/Satellite/educacao/noticiario/Conecta-2012-apresenta-tecnologia-como-alavanca-para-o-desenvolvimento-2000029662561-1400002102372)

AM: PROFESSORES PROTESTAM POR MAIOR VERBA PARA EDUCAÇÃO NO AMAZONAS
Eles protestaram contra vereadores e deputados. Grupo de aproximadamente 30 manifestantes se reuniram na CMM
Professores das redes estadual e municipal de ensino protestaram na manhã desta quarta(21) em frente à sede da Câmara Municipal de Manaus, Zona Oeste da capital. Formado por aproximadamente 30 manifestantes, o grupo tem como uma principais reivindicações a destinação de 15% dos orçamentos tanto da Prefeitura de Manaus quanto do Governo do Estado para a educação. De acordo com os organizadores, os educadores iriam encerr ar o protesto na sede da Assembleia Legislativa do Amazonas, Zona Centro-Sul.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2012/11/professores-protestam-por-maior-verba-para-educacao-no-amazonas.html)

COM SALÁRIOS ATRASADOS, DOCENTES DE AL MONTAM SALA DE AULA EM FRENTE À SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
Com oito meses de salários atrasados e sem a perspectiva de receber qualquer pagamento retroativo, professores contratados para ministrarem aulas em assentamentos de sem terras em Alagoas fizeram um protesto em Maceió, nesta quarta-fei ra (21), em frente à SEE (Secretaria de Estado da Educação e do Esporte).
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://educacao.uol.com.br/noticias/2012/11/21/com-salarios-atrasados-docentes-de-al-montam-sala-de-aula-em-frente-a-secretaria-de-educacao.htm)

10 PLATAFORMAS GRATUITAS PARA APRENDER LÍNGUAS
Na semana passada, o Porvir escreveu uma matéria que aborda o programa de intercâmbio Ganhe o Mundo, que está levando estudantes de escolas públicas de Pernambuco para o exterior, para aprenderam uma segunda líng ua. Muitas vezes, os estudantes brasileiros têm oportunidades de bolsas que acabam não preenchidas pela falta de fluência em outro idioma. Com isso na cabeça, resolvemos então preparar uma lista de dez sites gratuitos brasileiros e internacionais que abrigam diferentes cursos de idiomas que vão do mandarim ao polonês.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://porvir.org/porcriar/10-plataformas-gratuitas-ensinam-idiomas/20121121)

AUDIÊNCIA NA CAS VAI DISCUTIR AUMENTO DO MANDATO DE DIRIGENTES SINDICAIS
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) vai realizar audiência pública para discutir o aumento do mandato de dirigentes sindicais, conforme prevê projeto de lei do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB). Requerimento com esse objetivo, apresentado pelo autor e pelos senadores Paulo Paim (PT-RS) e Cyro Miranda (PSDB-GO), foi aprovado nestaquarta-feira (21) pelo colegiado. A ampliação está prevista no projeto de lei do Senado (PLS 252/2012), que aumenta de três para quatro anos a duração dos mandatos sindicais, com possibilidade de reeleição por um período subsequente.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2012/11/21/audiencia-na-cas-vai-discutir-aumento-do-mandato-d e-dirigentes-sindicais)

CDH APROVA PROJETO QUE PERMITE A TRANSEXUAIS MUDANÇA DE NOME EM DOCUMENTOS
Projeto de lei que reconhece a identidade de gênero e permite que transexuais troquem de nome em documentos de identidade foi aprovado nesta quarta-feira (21) pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado (CDH).  A matéria (PLS 658/2011), que recebeu texto substitutivo, segue agora para exame na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em decisão terminativa.
(Caso queira ler a matéria completa acesse: http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2012/11/21/cdh-aprova-projeto-que-permite-a-transsexuais-mudanca-de-nome-em-documentos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário