REFERENCIAIS CURRICULARES NACIONAIS DOS
CURSOS DE BACHARELADO E LICENCIATURA
O Ministério da Educação publicou os
Referenciais Curriculares Nacionais dos Cursos de Bacharelado e
Licenciatura (2010) onde apresenta algumas questões a respeito sobre
(1) Perfil do Egresso; (2) Temas Abordados na Formação, (3) Ambientes de
Atuação e (4) Infraestrutura Recomendada.
Em Ambientes de
Atuação, o MEC é claro que o licenciado trabalha como:
"professor
em instituições de ensino que oferecem cursos de nível fundamental e médio; em
editoras e em órgãos públicos e privados que produzem e avaliam programas e
materiais didáticos para o ensino presencial e a distância. Além disso, atua em
espaços de educação não-formal, como clubes, academias de ginástica, clínicas,
hospitais, hotéis e parques; em empresas que demandem sua formação específica e
em instituições que desenvolvem pesquisas educacionais. Também pode atuar de
forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria" (MEC, 2010).
Já o Bacharel pode atuar “em clubes; em
academias de ginástica; em empresas de artigos esportivos; em clínicas; em
hospitais; em hotéis; em parques; nos meios de comunicação. Também pode atuar
de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria”(MEC, 2010).
Diante do exposto, como pode o Sistema
CREF/CONFEF impor ao registro a tarja “Atuação Educação Básica” no anverso da carteira profissional dos
graduados em curso de licenciatura”? Trata-se de mais uma postura arbitrária
desse Sistema, que constrange os/as trabalhadores/as em Educação Física ,
cerceando o direitos constitucional ao trabalho.
Quantos/as
profissionais estão sendo prejudicados por essa ação? Ainda bem que temos tido
respostas positivas em relação as ações do MP de Goiás e da Bahia. É chegada a
hora de ampliarmos essa vitória e a nível nacional. Acredito que Brasília pode
aglutinar essas intenções. Estamos à disposição
Prof. Ms Pedro Osmar
Figueiredo (Tatu)
Professor da SEDF
Secretário –adjunto CBCE-DF
TRECHO DOS REFERENCIAIS CURRICULARES
NACIONAIS DOS CURSOS DE BACHARELADO E LICENCIATURA
EDUCAÇÃO
FÍSICA - BACHARELADO
Carga
Horária Mínima: 3200h
Integralização:
4 anos
PERFIL
DO EGRESSO
O
Bacharel em Educação
Física atua no planejamento, prescrição, supervisão e
coordenação de projetos e programas de atividades físicas, recreativas e
esportivas. Em sua atividade, avalia as manifestações e expressões do movimento
humano, tais como: exercício físico, ginástica, jogo, esporte, luta, artes
marciais e dança. Pesquisa, analisa e avalia campos da prevenção, promoção e
reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora e
do rendimento físico-esportivo. Planeja e gerencia atividades de lazer e de
empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas. Em
sua atividade gerencia o trabalho e os recursos materiais de modo compatível
com as políticas públicas de saúde, primando pelos princípios éticos e de
segurança.
TEMAS
ABORDADOS NA FORMAÇÃO
Administração
Desportiva; Anatomia Humana; Aprendizagem e Desenvolvimento motor;
Cinesiologia; Dança; Fisiologia Humana; Fisiologia do Exercício; Fundamentos da
Educação Física; Fundamentos do Desenvolvimento e da Aprendizagem; Política e
Estrutura da Educação Física; Prevenção de Acidentes; Recreação e Lazer;
Respectivos
Esportes;
Ritmo e Movimento; Treinamento Desportivo; Ética e Meio Ambiente; Relações
Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).
AMBIENTES
DE ATUAÇÃO
O
Bacharel em Educação
Física atua em clubes; em academias de ginástica; em empresas
de artigos esportivos; em clínicas; em hospitais; em hotéis; em parques; nos
meios de comunicação. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria
ou prestando consultoria.
INFRAESTRUTURA
RECOMENDADA
Laboratórios
de: Anatomia; Biomecânica e Cinesiologia; Bioquímica; ineantropometria;
Comportamento Motor; Práticas Pedagógicas; Fisiologia; Fisiologia do Exercício;
Informática com Programas Especializados. Campo de Futebol. Ginásios de:
Ginástica; Lutas; Poliesportivo. Piscina. Pista de Atletismo. Sala Multiuso.
Sala de Musculação.
Biblioteca
com acervo específico e atualizado.
EDUCAÇÃO
FÍSICA – LICENCIATURA
Carga
Horária Mínima: 2800h
Integralização:
3 anos
PERFIL
DO EGRESSO
O
Licenciado em Educação
Física é o professor que planeja, organiza e desenvolve
atividades e materiais relativos à Educação Física. Sua atribuição central é a
docência na Educação Básica, que requer sólidos conhecimentos sobre os fundamentos
da Educação Física, sobre seu desenvolvimento histórico e suas relações com
diversas áreas; assim como sobre estratégias para transposição do conhecimento
da Educação Física em saber escolar. Além de trabalhar diretamente na sala de
aula, o licenciado elabora e analisa materiais didáticos, como livros, textos,
vídeos, programas computacionais, ambientes virtuais de aprendizagem, entre
outros. Realiza ainda pesquisas em Educação Física ,
coordena
e supervisiona equipes de trabalho. Em sua atuação, prima pelo desenvolvimento
do educando, incluindo sua formação ética, a construção de sua autonomia
intelectual e de seu pensamento crítico.
TEMAS
ABORDADOS NA FORMAÇÃO
Administração
Desportiva; Anatomia Humana; Aprendizagem e Desenvolvimento Motor;
Cinesiologia; Dança; Fisiologia Humana; Fisiologia do Exercício; Fundamentos da
Educação Física; Fundamentos do Desenvolvimento e da Aprendizagem; Política e
Estrutura da Educação Física; Prevenção de Acidentes; Recreação e Lazer;
Respectivos
Esportes;
Ritmo e Movimento; Treinamento Desportivo; História, Filosofia e Sociologia da
Educação; Metodologia e Prática da Educação Física; Tecnologias da informação e
comunicação aplicadas à Educação Física; Psicologia da Educação; Probabilidade
e Estatística; Legislação Educacional; Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS);
Pluralidade Cultural e Orientação Sexual; Ética e Meio Ambiente; Relações
Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).
AMBIENTES
DE ATUAÇÃO
O
Licenciado em Educação
Física trabalha como professor em instituições de ensino que
oferecem cursos de nível fundamental e médio; em editoras e em órgãos públicos
e privados que produzem e avaliam programas e materiais didáticos para o ensino
presencial e a distância. Além disso, atua em espaços de educação não-formal,
como clubes, academias de ginástica, clínicas, hospitais, hotéis e parques; em
empresas que demandem sua formação específica e em instituições que desenvolvem
pesquisas educacionais. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria
ou prestando consultoria.
INFRAESTRUTURA
RECOMENDADA
Laboratórios
de: Anatomia; Biomecânica e Cinesiologia; Bioquímica; cineantropometria;
Comportamento Motor; Práticas Pedagógicas; Fisiologia; Fisiologia do Exercício;
Informática com Programas Especializados. Campo de Futebol. Ginásios de:
Ginástica; Lutas; Poliesportivo. Piscina. Pista de Atletismo. Sala Multiuso.
Sala de Musculação. Biblioteca com acervo específico e atualizado.
BIBLIOGRAFIA
Referenciais
Curriculares Nacionais dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura/Secretaria de
Educação Superior. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação
Superior, 2010. 99 p.
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