terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Boletim (In)Formativo 58


Introdução


O Simpósio Nacional sobre Democracia e Desigualdades pretende reunir análises sobre os obstáculos ao aprofundamento da democracia gerados pelas desigualdades sociais.
As desigualdades vinculadas a classe, a gênero, a raça ou a sexualidade, bem como as assimetrias vinculadas a renda, capacidade de difusão de informação ou exposição a violência, entre outras, tecem os desafios para o aprofundamento da democracia. Nas democracias contemporâneas, convivem cotidianamente direitos formalmente garantidos e desigualdades profundas que impactam as possibilidades de acesso aos espaços de decisão política.
O Simpósio busca, assim, reunir pesquisadoras/es voltadas/os para diferentes problemas, aspectos e variáveis das relações entre democracia e desigualdades, com abordagens tanto empíricas quanto teóricas. Seu objetivo é contribuir para que avancem, no Brasil, as pesquisas e reflexões sobre os impedimentos e desafios que diferentes formas de desigualdade significam para a construção de relações sociais, formas de participação política e instituições democráticas.
As atividades ocorrerão nos dias 23, 24, 25 e 26 de abril de 2012, nos auditórios do Instituto de Biologia da Universidade de Brasília. Nos dois primeiros dias, o Simpósio apresentará mesas-redondas com pesquisadores convidados. Nos dias 25 e 26 acontecerão os Grupos de Trabalho, para os quais poderão ser feitas inscrições de resumos até o dia 31 de janeiro 2012, por meio deste mesmo site.
Os Grupos de Trabalho serão organizados segundo os eixos:
  • Democracia e justiça
  • Democracia e assimetria de informação
  • Democracia e gênero
  • Democracia e classe
  • Formas e espaços de participação em sociedades desiguais
  • Desigualdades e teoria democrática
O Simpósio é organizado pelo Grupo de Pesquisa sobre Democracia e Desigualdades da Universidade de Brasília (Demodê) e vinculado ao projeto de pesquisa "Desafios da teoria democrática numa ordem desigual", financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Conta com o apoio do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (IPOL-UnB), do Programa de Educação Tutorial em Ciência Política da UnB (PET-POL) e da Revista Brasileira de Ciência Política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário