sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Boletim (In)Formativo 57


Sinpro realizará seminário para apresentação da pós-graduação


Nesta sexta, dia 2, o Sinpro realizará, às 19h30, em sua sede, um breve seminário para apresentar as diretrizes do curso de pós-graduação que será oferecido gratuitamente pelo Sinpro em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT). As inscrições para o curso de especialização em Educação: Gestão Escolar e Temas Contemporâneos já estão abertas e o início das aulas está programado para 2012.
A especialização é destinada às professoras(es) e orientadoras(es) sindicalizadas(os) que desejam debater a temática proposta no curso de Gestão Escolar na perspectiva da luta dos trabalhadores da área de educação.
A UFT será a responsável pela realização do curso, que ocorrerá nas instalações do Sindicato dos Professores no Distrito Federal. Por se tratar de Universidade Federal, o cronograma das atividades nem sempre seguirá o calendário escolar da rede pública de ensino do DF, pois a UFT  possui um calendário acadêmico junto ao Ministério da Educação (MEC). Dessa forma, solicitamos a todas e todos que observem o cronograma das aulas e a compatibilização com sua rotina e observem que as duas turmas terão datas e locais diferentes de execução.
MEMÓRIA
Em 2009 o sindicato ofereceu, pela primeira vez, a formação continuada na área de gestão da educação no formato de Especialização Lato-Sensu, visando fundamentar na base da categoria a Gestão Democrática historicamente defendida por todas e todos. A seleção ocorreu em dezembro de 2008 e a turma um concluiu suas atividades no início de 2010.
TURMAS 2012-2013
A turma dois terá 50 vagas e as aulas serão dadas na subsede do Sinpro em Taguatinga;
A turma três terá 45 vagas e as aulas serão na sede do Sinpro no SIG. Outras cinco vagas para as aulas na sede serão ofertadas aos professores da rede pública de ensino do Estado do Tocantins por meio do seu sindicato, o Sintet. Essas cinco vagas contempla a condição que a UFT tem que cumprir junto ao MEC, para sair da sua territorialidade e atuar no DF com a formação dos professores de nossa rede.
As aulas ocorrerão nos dias de:
→ sexta: das 13h30 às 23h (com 30 minutos de intervalo);
→ sábado: das 7h30 às 20h (com 1 hora de almoço);
→ domingo: das 7h30 às 20h (com 1 hora de almoço).
INÍCIO DAS AULAS
Turma 2 (Taguatinga): 27 de janeiro de 2012
Turma 3 (Plano Piloto): 03 de março de 2012
CRONOGRAMA DAS AULAS:
As aulas ocorrerão por módulos de 40 horas, em cerca de uma vez por mês, sendo de forma presencial 32 horas. As outras 8 (oito) horas serão cumpridas pela internet (o aluno deverá dominar o uso da internet). O curso possui 440 horas.
Após o Seminário Integrador, a coordenação do curso fixará um prazo (em torno de 40 dias) para entrega do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC. Clique para ver o cronograma de cada aula presencial:
Turma 2: Taguatinga
Turma 3: Plano Piloto
INSCRIÇÃO:
Local: Sede do Sinpro-DF.
Período: De 01 a 16 de dezembro de 2011.
Horário: Das 8h às 12h e das 14h às 17h.
Requisitos:
1 – Ser sindicalizado(a) há pelo menos seis meses (trazer o contracheque);
2 – Formulário de inscrição devidamente preenchido; (clique aqui);
3 – Cópia autenticada do diploma do curso superior e do histórico escolar do curso de graduação Licenciatura Plena ou Bacharelado;
4 – Curriculum Vitae da Plataforma Lattes (CNPq) documentado (clique aqui);
5 – Duas fotos 3 x 4.
* Não serão devolvidos os documentos apresentados. Os documentos dos alunos que não forem matriculados serão destruídos.
Seleção:
1 – Prova (10 questões objetivas e 1 discursiva) – aplicação no dia 20/12, das 8h30 às 11h30, na sede do Sinpro;
*Chegar 30 minutos antes da aplicação da prova.
2 – Serão aprovados os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 6,0;
3 – O Currículum Vitae será utilizado pela UFT como critério de desempate;
4 – Resultado:
1ª Chamada: 23/01/2012, segunda-feira.
2ª Chamada: somente se houver necessidade: às 21h do dia 25/01/2012
Bibliografia da seleção:
Clique aqui para acessar a bibliografia básica desta seleção.
MATRÍCULA:
Requisitos: Ter sido aprovado no processo seletivo
Local: Sede do Sinpro-DF.
Período: 24/01/2012 a 25/01/2012.
Horário: Das 8h às 12h e das 14h às 17h.
* Outros documentos poderão ser requisitados no ato da matrícula;
Os alunos selecionados serão matriculados nas turmas que optaram (Taguatinga ou Plano Piloto) de acordo com a ordem de classificação e o número de vagas de cada turma. A opção só será mantida caso, na classificação do aluno, ainda haja vaga na turma que optou. Estando o aluno classificado entre o número total de vagas (95) e sua opção não puder ser atendida, o mesmo poderá se matricular na outra turma.
Os candidatos selecionados que não se matricularem na data informada, serão considerados desistentes e a vaga será oferecida ao(s) alunos subseqüentes.
O aluno que for reprovado em qualquer módulo/disciplina do curso (por nota ou falta OU pela não entrega do TCC no prazo) será reprovado no curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário