quinta-feira, 2 de junho de 2011

NO CHÃO DA QUADRA

Geraldão

CENTRO PAULO FREIRE RECEBE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA GESTORES E EDUCADORES DOS CÍRCULOS POPULARES
18:14 Quarta-feira, 1 de Junho de 2011

Até sábado (04), serão discutidos e avaliados os resultados alcançados pelo convênio que ampliou o número de núcleos do programa

Por Pedro Oliveira

Nesta quarta-feira (1º) foi aberta a Formação Continuada – Módulo de Avaliação do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC), que tem o objetivo de avaliar, através de debates, relatos de experiência e visitas técnicas, como estão funcionando os núcleos do convênio CPEL/PELC na capital pernambucana. Esta ação, que vai contar com a participação de 120 gestores e educadores, é uma iniciativa da Prefeitura do Recife e do Ministério do Esporte.

A abertura aconteceu no Centro Paulo Freire, na Madalena, que recebeu uma mesa com o tema “Politica Pública de Esporte e Lazer – Onde está o Recife no contexto Nacional?”. A pesquisadora Brunna Carvalho iniciou a discussão fazendo uma apresentação, onde explicou o que são políticas públicas, fez um breve histórico das políticas públicas de esporte e lazer no Brasil e quais os instrumentos para avaliá-las. “Acho importante que seja feita esta avaliação durante o andamento das políticas públicas, porque podemos verificar se tudo está dentro do que foi planejado e se são necessárias correções de rota, para que os objetivos sejam alcançados”, disse a pesquisadora.

Serão quatro dias de discussões e avaliações dos resultados que vêm sendo alcançados através do convênio entre PCR e Ministério do Esporte que possibilitou a criação de novos núcleos dos Círculos Populares/PELC, ampliando ainda mais a oferta de oficinas de esporte e lazer gratuitas no Recife. Para contribuir com a atividade, estão na capital pernambucana os formadores do PELC Evilásio Vieira, Sheylazarth Ribeiro e Pedro Osmar Figueiredo, que foi coordenador dos Círculos Populares entre 2003 e 2005. “A intenção é que a gente reflita coletivamente sobre o trabalho que vem sendo feito e melhorar no futuro”, afirmou Figueiredo.

Na quinta-feira (02), o CSU Bido Krause, no Totó, recebe os participantes para outras rodadas de discussões e exposições do trabalho realizado diariamente no Recife, enquanto que na sexta-feira (03), a programação vai contar com uma oficina de fanzine, das 8h às 12h, no Centro Paulo Freire, na Madalena. Nesta atividade, os participantes irão construir um jornal que descreva as experiências dos núcleos de esporte e lazer em cada uma das RPAs. A partir das 14h, serão feitas visitas técnicas a alguns locais onde funcionam os núcleos do CPEL/PELC.

Para encerrar, o sábado (04) vai contar com cine-debate no Centro Paulo Freire, a partir das 8h45. “No fim teremos um balanço do que foi realizado, com resultados, objetivos e o que foi produzido na Cidade. Isso vai contribuir para a política de esporte e lazer no Recife e no país, já que os formadores que estão aqui poderão levar as nossas experiências para o ministério”, falou Eduardo Granja, diretor-presidente do Geraldão.

Fonte: http://www.recife.pe.gov.br/2011/06/01/centro_paulo_freire_recebe_formacao_continuada_para_gestores_e_educadores_dos_circulos_populares___177005.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário