quarta-feira, 24 de maio de 2017

CARTA ABERTA DO COMITÊ POPULAR DA COPA - DF SOBRE OS EX-GOVERNADORES DO DF ARRUDA, AGNELO E FILIPELLI
O Comitê Popular da Copa - DF, ligado à Associação Nacional dos Comitês Populares da Copa, vêm desde 2011, acompanhando o desenvolvimento e a organização da Copa do Mundo de Futebol FIFA.
Desde então, denunciamos as inúmeras violações aos Direitos Humanos, sistematizados nas três edições dos Dossiês de Violações dos Direitos Humanos na Copa, e também os evidentes superfaturamentos, formações de cartel e fraudes nos processos licitatórios nas construção, manutenção e gestão dos equipamentos esportivos para realização desse Megaevento Esportivo.
No DF, de maneira particular, vimos a maneira irresponsável e ilegal com que o GDF financiou a demolição e a construção do Estádio Mané Garrincha, a partir de recursos exclusivos da TERRACAP, recursos que surgiam pela venda incessantes de terreno para as grandes empreiteiras.

Orçado inicialmente em 600 milhões de reais, somente o Estádio custou aos cofres públicos mais de 1.7 bilhão de reais.
Foram anos de especulação imobiliária e consequente negação de políticas de moradias populares.

Acompanhamos de perto, a aprovação da Lei Geral da Copa, que beneficiava o grande capital (com isenção de impostos e exclusividade dos patrocinadores)em detrimento do fomento da renda dos comerciantes e trabalhadores locais.
Denunciamos a política higienista "de limpeza" e "maquiamento" do centro de Brasília que afetou os moradores em situação de rua.
Sofremos na pele a tentativa de criminalização dos movimentos sociais, nas mobilizações na Copa das Confederações (Jornadas de Junho) e na Copa 2014, onde indagamos Copa para Quem?
Choramos juntos com os familiares que perderam seus entes queridos, operários que trabalharam na construção dos Estádios e morreram por razão das condições precárias de trabalhos oferecidas pelas grandes empreiteiras.

Não bastasse isso, agora são evidenciados o desvio do fundo público com propinas milionárias da OAS aos chefes do executivo no DF, Arruda, Agnelo e seu vice Filipelli. Fato que anunciamos por tantos anos e que demandávamos auditoria das contas do estádio e da Terracap, bem como a devolução do dinheiro.
Felizmente, estes três (e outros co-responsáveis como Cláudio Monteiro, ex-secretário especial da Copa no DF) tiveram mandado de prisão temporária expedidos no dia de hoje. Rosso só se livrou pela imunidade parlamentar. Que seja afastado e preso temporariamente com os outros. Desejamos, que sejam julgados e condenados.
Rollemberg e TCDF tinham a responsabilidade de realizar auditoria sobre a Copa e não fizeram.

Após o Ciclo da Copa, o DF mergulhou numa crise financeira com impacto direto nos trabalhadores e trabalhadoras, servidores públicos ou não. Rolemberg não só não faz a auditoria como joga a conta para o povo, com recessão e privatização.
No plano nacional, a ameaça das contrarreformas da previdência e trabalhista vem como resposta neoliberal da casta política para o pagamento de uma conta, que nos recusamos pagar!
Continuamos, em outras frentes e lutas, atentos/as, a toda violação e retiradas de direitos! 
Desejamos que a população do DF decida a forma de uso do Estádio Mané Garrincha e o dinheiro seja devolvido!


Comitê Popular da Copa - DF


Nenhum comentário:

Postar um comentário