sábado, 19 de dezembro de 2015

XIV CHELEF

Apresentação
Entre 08 e 11 de novembro de 2016, na cidade de Campinas-SP, com organização da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), será realizado o XIV Congresso de História do Esporte, do Lazer e da Educação Física e o I International Congress of Sports History. O CHELEF, que completará 23 anos de existência em 2016, é reconhecido pela comunidade acadêmico-científica da área de Educação Física, mas, também, da Educação, particularmente da História da Educação, da Sociologia entre outras disciplinas das Humanidades. Sua realização tem atraído professores de diferentes níveis de ensino, pesquisadores em diferentes momentos da carreira, profissionais e estudantes dos cursos de graduação e de pós-graduação. Estamos empenhados para realizar esse evento, abrigando de maneira competente o público dos Simpósios e, simultaneamente, mantendo uma elevada qualidade acadêmica. Para sua XIV edição, o evento toma como tema central “Esporte e Educação na História” e conta com sua primeira edição internacional.

Tema do Congresso
O tema eleito concebe a Educação como um conjunto de processos culturais amplos que implicam conhecimento e prática dos usos e costumes de uma sociedade, tendo como finalidade introduzir indivíduos e grupos em distintas esferas da vida pública. Não se trata, aqui, exclusivamente, da educação realizada no interior da instituição escolar, com seus programas, atividades e procedimentos próprios; ritmos e tempos; arquiteturas, mobiliário e tudo o que compõe sua rica cultura material, mesmo que tudo isso possa ser também objeto da delimitação temática deste evento. Trata-se aqui de problematizar e historicizar o lugar do Esporte, da Educação Física e do Lazer na configuração, constituição e efetiva realização de distintos, amplos e extensos processos educativos (escolares ou não) que constituem as modernas sociedades. Nesta perspectiva poderíamos afirmar que o esporte, a educação física e o lazer educam, pois, ao criarem regras e comportamentos comuns, usos comuns do corpo, induzindo indivíduos a cuidarem de si, e, nesse movimento, a protegerem-se de suas próprias forças e impulsos, contribuem para assegurar a vida em sociedade e as trocas entre as gerações.

Assim, os diversos caminhos e desafios que se oferecem à produção do conhecimento na área da História do Esporte, da Educação Física e do Lazer sugerem também debater outros temas complexos e plenos de atualidade. Organizada em torno desse tema amplo - “Esporte e Educação na História”- a programação contará com 2 conferências, proferidas por historiadores do esporte e da educação física estrangeiros, 3 mini-conferências proferidas por pesquisadores nacionais, 8 Mesas Redondas e ainda 8 Simpósios Temáticos.

Realização
Promoção

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