quarta-feira, 11 de setembro de 2013

11/09: Chile e a experiência do poder popular

Em 11 de setembro de 1973 o presidente Salvador Allende falava pela última vez ao povo:

“Companheiros trabalhadores, eu não vou renunciar. Colocado nesta trans
ição histórica, pagarei com minha vida a lealdade do povo e digo que tenho a certeza de que a semente que entregamos à consciência digna de milhões de chilenos não poderá ser negada porque não se detêm os processos sociais nem com o crime, nem com a força. A história é nossa e a fazem os povos. (...) Neste momento decisivo o único que posso dizer a vocês é que aprendam a lição. O capital estrangeiro, o imperialismo, criou o clima para que as forças armadas rompessem sua tradição. (...) Trabalhadores de Chile, tenho certeza que mais cedo que tarde se abriram novamente as grandes alamedas por onde passarão os homens livres para construir uma sociedade melhor. Viva Chile, viva o povo, viva os trabalhadores...”

Mauro Iasi analisa o legado revolucionário da experiência chilena, no Blog da Boitempo: “Chile e a experiência do poder popular”
– http://wp.me/pB9tZ-1UL

Nenhum comentário:

Postar um comentário