sexta-feira, 6 de maio de 2011

Boletim (In)Formativo 13

Abertas inscrições para o Programa Saúde na Escola

04/05/2011
A finalidade é promover ações de prevenção à doenças e gravidez na adolescência
Uma parceria entre as secretarias de Educação e Saúde do Distrito Federal realiza, nos dias 17 e 18 de maio, a partir das 8h às 18h, a I Mostra do Programa Saúde na Escola (PSE) e do projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), no auditório Austregésilo de Athayde da LBV. O evento tem a finalidade de apresentar os trabalhos, a troca de experiências entre representantes das instituições educacionais das unidades básicas de saúde participantes do PSE e do SPE no DF.

As inscrições estão abertas até o dia 13 de maio. Os interessados devem preencher uma ficha disponível no site www.saudenaescoladf.com.br. Serão disponibilizadas 100 vagas para profissionais da Secretaria de Educação: professores das escolas participantes do Programa Saúde na Escola – PSE e do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas – SPE e demais profissionais da Secretaria de Educação.

A Organização Mundial da Saúde nomeia a escola como um agente que promove a saúde das crianças e famílias no Brasil e no mundo. Visando o desenvolvimento de atividades voltadas para a saúde em meio escolar, o presidente da República à época, por meio do Decreto nº 6.286, de 05 de maio de 2007, criou o Programa Saúde na Escola no Brasil. A medida tem o objetivo de contribuir para a formação integral dos alunos da rede básica pública de educação através de ações de promoção, prevenção e assistência à saúde.

Para o governo do Distrito Federal a escola é um espaço privilegiado que pode ser usado para realizar ações de promoção à saúde. Em 2008, foi instituído o Grupo de Trabalho Intersetorial com represetantes da Secretarias de Educação e de Saúde para a preparação do Programa Saúde na Escola do DF.

Essa iniciativa tem a finalidade de realizar ações de saúde sexual e preventiva de adolescentes e jovens. A expectativa é de que haja redução os índices de infecção pelo HIV/DST e também da evasão escolar causada pela gravidez na adolescência ou juvenil, entre 10 e 24 anos.

Serviço:
SEDF / Gerência do Programa de Saúde Escolar (GSE): 3901-2280
Sec. de Saúde / Núcleo de Atenção Integral à Saúde do Adolescente (NASAD): 3348-6258.

Nenhum comentário:

Postar um comentário