sábado, 3 de setembro de 2011

DO CHÃO DA QUADRA


ALUNO RECLAMA DE SEU PROF DE EDUCAÇÃO FÍSICA


Esse vídeo me fez refletir ainda mais sobre a nossa profissão: de ser professor/educador e me lembrei de meu amigo e comandante, mestre Zezão. Ele está a frente da Diretoria de Educação Física e Desporto Escolar da Secretaria de Educação do Distrito Federal, e sempre diz que temos dois desafios nesta gestão da Escola do Cerrado (nosso tempo histórico).

Em primeira lugar, convencer o nosso professor de Educação Física da SEDF de sua importância no processo educativo, do seu papel enquanto educador, das potencialidades que podem ser provocadas no trato do conhecimento com a cultura corporal. Pois a Educação Física está presente desde a concepção (a mais prazerosa prática corporal!rs), passando pela infância, juventude, pelo sujeito adulto e idoso até a morte. Em todas as fases da vida à Educação Física pode permitir ao indivíduo uma leitura do mundo em que vive, a partir da apropriação crítica do Jogo e da Brincadeira, do Esporte, da Ginástica, da Dança, das Lutas etc.

Em segundo lugar,  possibilitar ao professor de outros componentes curriculares e demais gestores da nossa casa, conhecer e compreender da importância da Educação Física escolar, em conjunto com as outras disciplinas, no processo educativo e na contribuição de um outro projeto histórico de sociedade, mais fraterna, justa e de respeito à diversidade.

Mas infelizmente, ainda temos aqueles colegas, que reproduzem em sua prática social os códigos e valores dessa sociedade capitalista em que vivemos, mercantilizada, competitiva exarcebadamente, espetacularizada, excludente, padronizada. E com isso, não permite que uma criança, um garoto como outro qualquer, vivencie o que é seu por direito: Educação, Esporte e Lazer. 

Essa mesma sociedade que promove o "culto ao corpo", o ganhar a qualquer custo (vide os doppings) é a mesma que exclui e dilacera os sonhos de nossos irmãos e os deixa na miséria (misério do estômago e da fantasia). Que promove a desumanização da humanidade. Que está levando o nosso mundo a bárbarie!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário