Este post é para divulgar o blog de uma camarada amigo. Aproveito para postar a reflexão que fez acerca das contradições e intenções acerca da intervenção educativa no âmbito da educação física e do esporte escolar.
Além do texto, o autor posta um vídeo muito interessante, que sempre uso em cursos de formação que ministro.
O vídeo "Em busca do ouro" faz um paralelo entre a vida de milhões/bilhões que vivem na pobreza, na busca do ouro da sobrevivência, enquanto alguns poucos, as duras penas, conseguem alcançar o ouro no âmbito esportivo. Tamanha desigualdade o mundo em que vivemos, onde a humanidade apresenta ao mesmo tempo recordes no auge de suas potencialidades e ao mesmo tempo sustenta a miséria entranhada nas vísceras do povo. Pois, "é certo que nenhum ouro vale a vida das pessoas, mas que todas as pessoas valem ouro!"
Além do texto, o autor posta um vídeo muito interessante, que sempre uso em cursos de formação que ministro.
O vídeo "Em busca do ouro" faz um paralelo entre a vida de milhões/bilhões que vivem na pobreza, na busca do ouro da sobrevivência, enquanto alguns poucos, as duras penas, conseguem alcançar o ouro no âmbito esportivo. Tamanha desigualdade o mundo em que vivemos, onde a humanidade apresenta ao mesmo tempo recordes no auge de suas potencialidades e ao mesmo tempo sustenta a miséria entranhada nas vísceras do povo. Pois, "é certo que nenhum ouro vale a vida das pessoas, mas que todas as pessoas valem ouro!"
Blog do Samir
Um espaço para expor pensamentos sobre trabalho, educação física, política (humana, partidária, etc), temas cotidianos, cultura, poesia e reflexões sobre a vida. Com (pretenso) bom-senso intelectual e humor
Esporte Escolar e Socialismo?
http://www.youtube.com/watch?v=g6ERTLaKuQs&feature=colike
As Olimpíadas Escolares, evento do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) que reúne milhares de atletas-estudantes de todo o Brasil está ocorrendo neste momento em João Pessoa-PB, e o Distrito Federal está sendo representado com, aproximadamente, 350 competidores. Eu e meus amigos de trabalho trabalhamos exaustivamente para que essas crianças de 12 a 17 anos juntamente com seus técnicos e famílias pudessem viver esse momento de lazer e autoestima, já que não é qualquer um que veste a camisa de um estado e representa-o nacionalmente. Essa história será contada por todos eles por um bom período de suas vidas, senão por toda ela.
Esse deleite é patrocinado pela Secretaria de Educação do DF, organizado pela DIDESC. Temos os Jogos Escolares como um instrumento de educação e formação humana, no sentido de construir no jovem educando valores mais nobres e integrais, que como sabemos, nem sempre o esporte proporciona. Basta observar toda a maracutaia, violência e desonestidade praticada por alguns dirigentes, atletas ou torcedores...
Nosso desafio fundamental, entendo, é propiciar aos alunos das escolas públicas do DF maiores chances de participar deste evento, se não como uma oportunidade de lazer e autoestima, talvez como uma perspectiva de ascensão social (empregabilidade mesmo). Atualmente a maioria dos competidores é composta por alunos-atletas das escolas particulares. Pessoas que, pela condição socioeconômica, possuem outra perspectiva de empregabilidade. Deste grupo, alguns poucos são bolsistas. Para esses, voltemos à proposição inicial deste parágrafo....
De fato, acredito que a perspectiva do esporte educacional, e da educação física escolar em suas diversas linguagens e manifestações deve contemplar aquilo que é transmitido no vídeo acima. Independentemente da intenção final, lazer ou perspectiva social, ele deve ser reconhecido como um direito de todos e prática social salutar e humanizadora. Mas práticas sociais democráticas e humanizadoras são práticas de socialismo?
Sim!!!!
Esse deleite é patrocinado pela Secretaria de Educação do DF, organizado pela DIDESC. Temos os Jogos Escolares como um instrumento de educação e formação humana, no sentido de construir no jovem educando valores mais nobres e integrais, que como sabemos, nem sempre o esporte proporciona. Basta observar toda a maracutaia, violência e desonestidade praticada por alguns dirigentes, atletas ou torcedores...
Nosso desafio fundamental, entendo, é propiciar aos alunos das escolas públicas do DF maiores chances de participar deste evento, se não como uma oportunidade de lazer e autoestima, talvez como uma perspectiva de ascensão social (empregabilidade mesmo). Atualmente a maioria dos competidores é composta por alunos-atletas das escolas particulares. Pessoas que, pela condição socioeconômica, possuem outra perspectiva de empregabilidade. Deste grupo, alguns poucos são bolsistas. Para esses, voltemos à proposição inicial deste parágrafo....
De fato, acredito que a perspectiva do esporte educacional, e da educação física escolar em suas diversas linguagens e manifestações deve contemplar aquilo que é transmitido no vídeo acima. Independentemente da intenção final, lazer ou perspectiva social, ele deve ser reconhecido como um direito de todos e prática social salutar e humanizadora. Mas práticas sociais democráticas e humanizadoras são práticas de socialismo?
Sim!!!!
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