quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Associação Nacional dos Torcedores




NOTA DE REPÚDIO PROGRAMA TORCIDA LEGAL

Os grandes meios de comunicação noticiaram na última semana o fato do Governo Federal, via Ministério dos Esportes, ter investido o montante de R$ 6,2 milhões no programa Torcida Legal. De acordo com o noticiado, o programa tocado pelo Sindafebol (Sindicato Nacional das Associações de Futebol) estaria parado. Além do mais, de acordo com Mustafá Contursi, presidente da entidade, o sindicato jamais teria feito algo parecido, o que piora a situação ainda mais, visto que a contratação foi feita sem licitação utilizando o argumento de que seria a entidade com maior capacidade técnica para executar o projeto.


Fora o mau uso do dinheiro público, o que por si só já seria algo reprovável, ainda contamos com o que de fato significa o projeto. Trata-se de uma iniciativa de “cadastrar” as torcidas organizas para a Copa de 2014, ou seja, cadastramos os torcedores, com dados e informações biométricas para ter controle daqueles que frequentam os jogos. Na realidade tratamos os torcedores como “arruaceiros em potencial”, criminalizando previamente o cidadão pelo fato dele pertencer a uma torcida, jogando na lata do lixo a presunção da inocência, direito este garantido em nossa constituição. Entendemos que um Estado que se diz democrático e de direito não pode agir dessa forma. Cabe lembrar outra medida que foi noticiada recentemente, que tem o mesmo espírito do programa Torcida Legal, de que a Polícia Federal estaria preparando um cadastramento dos operários da construção civil envolvidos na construção dos estádios para a Copa de 2014 com o objetivo de evitar infiltração de grupos terroristas e possíveis ataques no decorrer do evento. Seguindo por essa lógica, dentro de algum tempo estaremos cadastrando os moradores da periferia da nossa cidade, com a desculpa de que a maioria dos assaltos vêm dos moradores dessa região, para ter maior facilidade em achar os culpados!

A Associação Nacional dos Torcedores e Torcedoras repudia o projeto Torcida Legal por entender que a melhor forma de acabar com a violência nos estádios caminha junto com a distribuição de renda, a inclusão social através do esporte, o diálogo com a população, sobretudo com os torcedores, e não criminalizando esses setores e criando assim maior exclusão em um esporte que a cada dia se torna mais elitizado em nosso país.

Associação Nacional dos Torcedores e Torcedoras.

Setembro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário