segunda-feira, 6 de junho de 2011

VALE A PENA

Tese

Nesta seção pretendo compartilhar estudos, pesquisas (monografias, teses e dissertações) de professores/pesquisadores da área. Irei começar com os trablahos de membros do grupo de pesquisa no qual faço parte: Avante - Grupo de Pesquisa e Formação Sociocrítica em Educação Física, Esporte Lazer da UnB. Apresento portanto, a tese de doutorado do Prof° Dr° Fernando Mascarenhas: "Entre o ócio e o negócio: teses acerca da anatomia do lazer (UNICAMP, 2005).

Segundo o Currículo Lattes, Fernando Mascarenhas, iniciou seus estudos em Educação Física em 1989, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), tendo se licenciado em 1992, pelo Centro Universitário de Volta Redonda (UNIFOA), em sua cidade natal. Possui Especialização em Filosofia Moderna e Contemporânea, realizada junto à Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), concluída em 1995. Mestrado e Doutorado em Educação Física, ambos realizados na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), concluídos em 1999 e 2005. Em sua trajetória profissional, foi professor do ensino básico no sistema público do Estado de Minas Gerais (SEE-MG), entre 1993 e 1996, e professor do ensino superior, tendo trabalhado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 1996, e na Universidade Federal de Goiás (UFG), entre 1997 e 2008. Desde 2009, é professor da Universidade de Brasília (UnB). Foi presidente, entre 2005 e 2009, do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), entidade científica representativa da área da Educação Física. Neste mesmo período, foi membro do Conselho Nacional de Esporte, orgão assessor do Ministério do Esporte. Atualmente, é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UnB. No âmbito da produção científica, publicou em autoria e co-autoria vários trabalhos, dentre livros, capítulos de livro e artigos. Como professor, atuando no âmbito da graduação e da pós-graduação, desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão vinculadas às seguintes linhas: Políticas de Esporte e Lazer; Educação Física, Formação e Trabalho. Coordena o Avante - Grupo de Pesquisa e Formação Sociocrítica em Educação Física, Esporte Lazer da UnB, integrando ainda o Necon - Núcleo de Estudos do Corpo e Natureza da UnB, o GEPELC - Grupo de Estudo e Pesquisa em Esporte, Lazer e Comunicação da UFG e o Observatório de Políticas de Educação Física, Esporte e Lazer da Unicamp.

MASCARENHAS, Fernando. Entre o ócio e o negócio: teses acerca da anatomia do lazer. 2005. 308 f. Tese (Doutorado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.
Resumo  > Abstract  
Este trabalho aborda a transição que apanha o lazer na sociedade contemporânea, tendo em vista as mudanças econômicas, políticas e culturais ocorridas ao longo das últimas décadas. Trata-se de uma investigação histórico-filosófica estruturada sobre revisão de literatura, pesquisa documental e discussão teórica que abarca momentos de classificação epistemológica, análise categorial e debate político em torno do lazer. Procura contribuir para a compreensão e explicação das novas práticas de divertimento e manifestações da cultura lúdica emergentes no Brasil a partir dos anos 1990, quando tal fenômeno, anteriormente vinculado às necessidades de produção e reprodução da força de trabalho – subsunção formal –, passa a subordinar-se diretamente à produção e reprodução do capital, sucumbindo à forma mercadoria – subsunção real. Ao discutir as transformações econômicas provocadas pela reestruturação produtiva, as mudanças políticas ditadas pela hegemonia do ideário neoliberal e as modificações culturais, cuja expressão ganha contorno pela dinâmica da mundialização, tenta desvelar os fundamentos ocultos e contradições que estão na base deste processo de mercantilização, como também confrontar o desenvolvimento desta tendência com uma perspectiva superadora de lazer, buscando apontar os limites e as possibilidades de ação política colocadas para sua realização.


DOWNLOAD:

Fonte: boletimef.org


Nenhum comentário:

Postar um comentário