segunda-feira, 13 de junho de 2011

Boletim (In)Formativo 30

Germinal: Marxismo e Educação em Debate

GERMINAL: Marxismo e Educação em Debate é uma publicação do Grupo de Estudos e Pesquisas Marxismo, História, Tempo Livre e Educação (MHTLE) em conjunto com os grupos História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR) e Linha de Estudo e Pesquisa em Educação Física & Esporte e Lazer (LEPEL). Insere-se também no Programa de Pós-Graduação Associado UEM UEL em Educação Física. Visa difundir e debater a problemática educacional à luz do marxismo. Aceita colaboração, reservando-se o direito de publicar ou não o material espontaneamente enviado ao Comitê Editorial. As colaborações devem ser enviadas pelo Sistema de Editoração de Revistas (SEER/IBICT). Indexada em LATINIDEX

v. 3, n. 1 (2011)

Sumário

Revolução, luta de classes e educaçãoPDF
Maria de Fátima Rodrigues Pereira1-6

Debate

Escola e luta de classes na concepção marxista de educaçãoPDF
Nereide Saviani7-14
Onde estão os homens livres?PDF
Francisco Máuri de Carvalho Freitas15-42
Educação, luta de classes e revoluçãoPDF
Edmundo Fernandes Dias43-49

Artigos

As manifestações da consciência política entre professores de Educação FísicaPDF
Guilherme Gil da Silva50-61
Pauperização e alienação do trabalho docente: Contradições e perspectivas para o movimento dos trabalhadores de educaçãoPDF
Carlos Serrano Ferreira62-71
A questão educacional em Marx: alguns apontamentosPDF
João Carlos da Silva72-81
Marx e Engels: a importância da leitura dos clássicos na formação do educadorPDF
Osmar Martins de Souza, Dalva Helena de Medeiros82-90
Educação, luta de classes, revolução. Subjetividade e objetividade no dispositivo teórico de Karl MarxPDF
Irene Viparelli91-102
Educazione, lotta di classe, rivoluzione. Soggettività e oggettività nel dispositivo teorico di k. MarxPDF
Irene Viparelli103-114
Teleologia e HistóriaPDF
Artur Bispo Santos Neto115-127

Entrevista

Luta de Classes, Educação e RevoluçãoPDF
Newton Duarte128-138

Resenhas

MARX, Karl. Sobre o Suicídio. São Paulo: Boitempo, 2006. 82 p.PDF
Allan Kenji Seki139-141

Clássicos

Glosas críticas marginais ao artigo "O rei da Prússia e a reforma social". De um prussiano.PDF
Karl Marx142-155

Teses e Dissertaçoes: Resumos

OCUPAÇÃO DA ESCOLA: UMA CATEGORIA EM CONSTRUÇÃOPDF
Fernando José Martins156
Lenin, educação e revolução na construção da República dos SovietesPDF
Edison Riuitiro Oyama157
Trabalho, alienação e emancipação: a educação em MészárosPDF
Caio Antunes158
Reformas educacionais, Protagonismo Juvenil e Grêmio Estudantil: a produção do indivíduo resiliente.PDF
Marcilene Rosa Leandro Moura159
A NECESSIDADE HISTÓRICA DA CULTURA CORPORAL: possibilidades emancipatórias em áreas de reforma agrária - MST/BahiaPDF
David Romão Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário