Germinal: Marxismo e Educação em Debate
GERMINAL: Marxismo e Educação em Debate é uma publicação do Grupo de Estudos e Pesquisas Marxismo, História, Tempo Livre e Educação (MHTLE) em conjunto com os grupos História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR) e Linha de Estudo e Pesquisa em Educação Física & Esporte e Lazer (LEPEL). Insere-se também no Programa de Pós-Graduação Associado UEM UEL em Educação Física. Visa difundir e debater a problemática educacional à luz do marxismo. Aceita colaboração, reservando-se o direito de publicar ou não o material espontaneamente enviado ao Comitê Editorial. As colaborações devem ser enviadas pelo Sistema de Editoração de Revistas (SEER/IBICT). Indexada em LATINIDEX
v. 3, n. 1 (2011)
Sumário
Revolução, luta de classes e educação | |
Maria de Fátima Rodrigues Pereira | 1-6 |
Debate
Escola e luta de classes na concepção marxista de educação | |
Nereide Saviani | 7-14 |
Onde estão os homens livres? | |
Francisco Máuri de Carvalho Freitas | 15-42 |
Educação, luta de classes e revolução | |
Edmundo Fernandes Dias | 43-49 |
Artigos
As manifestações da consciência política entre professores de Educação Física | |
Guilherme Gil da Silva | 50-61 |
Pauperização e alienação do trabalho docente: Contradições e perspectivas para o movimento dos trabalhadores de educação | |
Carlos Serrano Ferreira | 62-71 |
A questão educacional em Marx: alguns apontamentos | |
João Carlos da Silva | 72-81 |
Marx e Engels: a importância da leitura dos clássicos na formação do educador | |
Osmar Martins de Souza, Dalva Helena de Medeiros | 82-90 |
Educação, luta de classes, revolução. Subjetividade e objetividade no dispositivo teórico de Karl Marx | |
Irene Viparelli | 91-102 |
Educazione, lotta di classe, rivoluzione. Soggettività e oggettività nel dispositivo teorico di k. Marx | |
Irene Viparelli | 103-114 |
Teleologia e História | |
Artur Bispo Santos Neto | 115-127 |
Entrevista
Luta de Classes, Educação e Revolução | |
Newton Duarte | 128-138 |
Resenhas
MARX, Karl. Sobre o Suicídio. São Paulo: Boitempo, 2006. 82 p. | |
Allan Kenji Seki | 139-141 |
Clássicos
Glosas críticas marginais ao artigo "O rei da Prússia e a reforma social". De um prussiano. | |
Karl Marx | 142-155 |
Teses e Dissertaçoes: Resumos
OCUPAÇÃO DA ESCOLA: UMA CATEGORIA EM CONSTRUÇÃO | |
Fernando José Martins | 156 |
Lenin, educação e revolução na construção da República dos Sovietes | |
Edison Riuitiro Oyama | 157 |
Trabalho, alienação e emancipação: a educação em Mészáros | |
Caio Antunes | 158 |
Reformas educacionais, Protagonismo Juvenil e Grêmio Estudantil: a produção do indivíduo resiliente. | |
Marcilene Rosa Leandro Moura | 159 |
A NECESSIDADE HISTÓRICA DA CULTURA CORPORAL: possibilidades emancipatórias em áreas de reforma agrária - MST/Bahia | |
David Romão Teixeira |
Nenhum comentário:
Postar um comentário