quinta-feira, 5 de abril de 2012

Ceça: Avó de Clarice e mulher de luta!


Conheci Conceição Nunes, a Ceça, no dia 05 de setembro de 2003 em Recife. A ocasião era antevéspera de aniversário de um grande amigo e compadre Pablo “Seu Primo”, irmão de Victor Nunes e primo de Paulo Ricardo, o “Seu Paulo”, grande amigo da Educação Física na FEF-UnB.
Estava morando a poucos dias em Recife e fui à casa da mãe do Seu primo para realizar os preparativos da comemoração do seu aniversário. Fui recebido muito bem. Mas somente dois dias depois percebi que Ceça não enxergava. Sim, sou muito desatento. Mas a verdade é que Ceça leva uma vida comum, sem limitações e com uma vontade só presente nas maiores guerreiras. Pude ir também à sua formatura em Psicologia! E ela já era professora.
Pioneira nas lutas políticas feministas, foi candidata a vereadora pelo PT na década de 1980 (se não me engano a primeira candidata mulher de Recife). Na medida em que a cegueira foi aumentando, batalhou por autonomia e independência. Educadora no sentido mais estrito da palavra continua permanentemente na luta.
Ceça, avó de Clarice, é um exemplo de mulher!

Nenhum comentário:

Postar um comentário