segunda-feira, 26 de março de 2012

CARTA DE UMA PROFESSORA INDIGNADA

Professor@s (especialmente contratos temporários)

Temos acompanhado a cada dia o fortalecimento do movimento dos professores do DF e em todo o país.
Todos nós sabemos que nossa luta é muito mais do que JUSTA ela é uma resposta ao peso do braço autoritário do Estado que por essência sobrevive da força imperativa e arbitrária e principalmente se alimenta do MEDO. 
O Governo Agnelo vem praticando a cada dia a cartilha do político vigarista, exercendo bem a ARTE DE ENGANAR, violando direitos básicos do “cidadão”. Retirando da população sua dignidade.
Esse é o momento de nos unirmos!!!!
Não podemos ser prisioneiros do medo, nem nos curvar diante do poder autoritário que aumentará a cada dia se permanecermos na resignação. Ele continuará praticando terrorismo colocando professor contra professor (efetivos e temporários) e por fim, colocando a população contra os professores encobrindo suas atrocidades e mentiras.
O GDF vem utilizando persuasores fortes, como a mídia e a propaganda, para disseminar suas mentiras absurdas distraindo a população com seu discurso de que “somos os professores mais bem pagos do país” escondendo as nossas condições desumanas de trabalho.
Bem pagos? Quem são bem pagos? Seriam os deputados? Aqueles seres que roem as paredes da câmara e o nosso pão? A possibilidade de um deputado corrupto desfrutar em paz com seu salário absurdo (as nossas custas) é diretamente proporcional à possibilidade do resto da população sobreviver na miséria com um salário mínimo. E esse deputado que não tem nem diploma do ensino médio ainda ri dos professores que passam anos estudando e são obrigados a aceitar qualquer oferta barata.
Por isso, esta luta é de tod@s!!!! Professoras e professores, sejam efetivos ou contratos temporários (QUE SÃO PROFESSORES DO MESMO JEITO) Nós temos diplomas, passamos por processos seletivos anuais, trabalhamos igualmente como efetivos e SOFREMOS as mesmas mazelas que afetam a rede pública de ensino e ainda somos discriminados (e nos discriminamos também) por sermos “apenas um professor que presta serviços temporários”.
NÃO! BASTA! SEM MEDO! SEM RESIGNAÇÃO! SEM OBEDIÊNCIA!
A luta é de todos e não é somente por salário, nós padecemos numa realidade que precisa mudar. Lutamos por melhores condições de trabalho; por redução de alunos por turma; redução de turmas; redução de carga horária em sala de aula; efetivação de mais professores (incluindo os temporários); pôr fim na farra do governo de manter professores de contrato temporário como mão de obra barata e escrava (que servem apenas para engordar seu “bolso” e deslegitimar a luta dos professores); Lutamos não por reformas e sim por construções de novas escolas e muitas outras reivindicações que temos e que somente quem está em sala de aula ou em uma escola pública sabe. 
Não podemos cair na sedução da mentira que ele inventa diariamente para nos amedrontar. Isso é TERRORISMO PSICOLÓGICO. Ele nos condiciona a uma obediência cega e se fortalece com isso. Cortar ponto? Rescindir contrato? Quanto autoritarismo!!!!! Que a greve continue caso isso aconteça!!!! Será o maior seu erro rescindir 6.500 contratos e quem ficará no lugar?
Vamos viver o presente consentindo essa realidade ao invés de transformá-la? Esquecer o passado ao invés de escutá-lo? Imaginar o futuro ao invés de construí-lo? Ou vamos dar uma aula de impotência, amnésia e resignação?
O autoritarismo é uma ferida que sempre esteve exposta na nossa história. Desde a violência brutal que “descobriu” o Brasil, até nossos dias atuais... Já basta!
Termino aqui essa reflexão com uma frase escrita por estudantes em maio de 68 na França “Quem planta miséria, colhe fúria”

Sou professora de Filosofia em regime de CONTRATO TEMPORÁRIO no C.E.F 201 de Santa Maria

Força na luta!!!!

Aline Nóbrega 

Nenhum comentário:

Postar um comentário