quinta-feira, 29 de março de 2012

Boletim (IN)Formativo


  SIMPÓSIO & PAINEL RIO-LONDRES 

O motivo principal da realização deste duplo evento – Simpósio & Painel - reside no fato corrente que os Jogos de 2016 criarão 100 mil empregos diretos e 80 mil voluntários na cidade do Rio de Janeiro. Além disso, a Copa do Mundo FIFA de 2014 (12 cidades sede) e outros eventos congêneres, como os Jogos Mundiais do Trabalhador de 2013, deverão gerar postos de trabalho diretos e indiretos em todo o país, somando um total estimado em cerca de 3,5 milhões de oportunidades de trabalho.
Tal justificativa deverá ganhar maior validade a partir de agosto deste ano, quando o Rio de Janeiro receberá de Londres a gestão do ciclo olímpico que se estenderá até 2016. Neste mesmo período, a demanda por apoio técnico profissional deverá também crescer pela realização de outros megaeventos esportivos, relevando-se a Copa de 2014, cujos impactos abrangem o país como um todo.
Assim sendo, as demandas mencionadas acima uniram a University of East London (Reino Unido) - UEL, o Núcleo de Pesquisa em Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo (Universidade de São Paulo/Brasil) – NUTAU/USP e Universidade Gama Filho - UGF (Rio de Janeiro/Brasil), no sentido de contribuir para a solução dos problemas de conhecimento técnico e de empregabilidade, em adição a outros que tem se apresentado desde os Jogos Panamericanos (2007) e Jogos Mundiais Militares (2011) realizados no Brasil, tais como os de legados, desenvolvimento urbano e impactos sobre cidades.
Estas opções de gestão do esporte e com prioridade para o desenvolvimento profissional – sobretudo na área de esporte e educação física – fazem-se agora presentes com maior importância com relação às cidades locais sedes de treinamento para os Jogos 2016 (172 já escolhidas em todo o Brasil) e as Cidades Bases selecionadas pela FIFA / CBF, previstas para um total de 100 localizações municipais até 2014.
  • Data: Rio de Janeiro, 29 e 30 março de 2012
  • Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro - Campus Downtown – Barra da Tijuca
  • Horário: (1º dia) 08h às 19h; (2º dia) 08h30 às 19h

Profissionais de diferentes formações e especialidades:
  • Vínculos em universidades ou com projetos aprovados ou em elaboração de Cidades Base 2014 e 2016
  • Profissionais ou empresários focados em megaeventos esportivos
  • Profissionais de comunicação e mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário