sexta-feira, 25 de novembro de 2011

#FICAGARRINCHA


Troca de nome do Estádio Mané 



Garrincha causa polêmica no DF


O governo do Distrito Federal quer mudar o nome do estádio em Brasília para Estádio Nacional, mas isso está dando uma confusão danada.

Em Brasília, é a polêmica da vez: o governo do Distrito Federal mudou o nome do Estádio Mané Garrincha para Estádio Nacional. Tem até abaixo-assinado contra a mudança. A torcida ficou uma arara – não só do Botafogo, onde Mané Garrincha jogou.
O estádio nem pronto está. Só deve ser inaugurado em dezembro do ano que vem. Trata-se de um estádio ecologicamente correto e autossustentavel. A água de chuva vai ser reaproveitada, placas vão captar energia solar para iluminar o campo, tudo correto. O que muito brasiliense não entende e não aceita é a mudança do nome? Trocar por quê?
Três mil homens trabalham dia, noite e até de madrugada na construção do Estádio Nacional de Brasília. Sabe qual é? “Nunca ouvi falar”, diz um senhor.
É o Estádio Mané Garrincha, que foi implodido. Agora, na reconstrução, vai mudar de nome. “Eu acho que tudo bem. Estádio Nacional de Brasília é um ótimo nome”, destaca um jornalista.
Mas essa decisão de tirar da jogada a homenagem ao craque está dando o que falar. “Estádio Nacional de Brasília é para gringo. Nós somos brasileiros e o estádio é nosso”, defende o professor Ribamar Raposo.
A reclamação é que mudar o nome do estádio é o mesmo que apagar a história do futebol brasileiro. A bronca virou até abaixo-assinado na internet, com participação de mais de 1,5 mil torcedores como Pedro, um dos criadores do movimento “Fica Mané Garrincha”. “Nosso medo é de perder um pouco essa história não só do estádio, mas também do jogador”, teme.
A torcida do Botafogo também achou a troca de identidade bola fora. “Decepcionante. A história do Mané Garrincha é muito grande para alguém, não sei quem, vir com essa ideia absurda”, critica o empresário Nilton Novato.
Foi ideia do governo do Distrito Federal, que queria um nome que identificasse melhor a capital do país em tempos de Copa do Mundo. Torcedor gosta de dar palpite. “Acho que pode ser Estádio Nacional Mané Garrincha”, sugere um botafoguense.
O secretário executivo do Comitê Organizador Brasília 2014, Cláudio Monteiro, não se comoveu com as vaias da torcida. Diz que será como o Estádio Jornalista Mário Filho, que todo mundo conhece como Maracanã. O Estádio Nacional de Brasília será o nome oficial e Mané Garrincha, o apelido.
“O nome Mané Garrincha jamais será riscado, porque estará na mente e no coração das pessoas”, afirma Cláudio Monteiro, secretário-executivo do Comitê da Copa em Brasília.
O governo do Distrito Federal diz que vai construir no estádio um museu em homenagem a Mané Garrincha, mas só depois da Copa do Mundo, quando o Mundial terminar, em 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário