quinta-feira, 3 de novembro de 2011

#FICAGARRINCHA e o CBCE-DF


Coloco na íntegra as respostas de Pedro Avalone Athayde do CBCE-DF, representando o Movimento Fica Garrincha, ao  Repórter dO Estado de S. Paulo/Jornal da Tarde.

Pedro Fernando Avalone Athayde
Secretário Distrital do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE-DF)
Pesquisador AVANTE/FEF-UnB
Mestre em Educação Física pela UnB
Doutorando em Política Social pela UnB

1 - Como surgiu a ideia do Movimento Fica Mané Garrincha?
O movimento Fica Mané Garrincha teve seu surgimento inicial a partir de debates acadêmicos dentro da Universidade de Brasília, durante uma banca de defesa de dissertação de mestrado, cuja temática central estava vinculada à política do Governo Lula para o futebol. Portanto, pode-se dizer que é uma ação que nasce dentro de uma instituição de ensino pública, mas que ganha força a partir do apoio da sociedade civil organizada.

2 - Por que o governo e o Comitê Organizador de Brasília optaram por mudar o nome do estádio?
Não há uma clara manifestação por parte do Comitê Organizador de Brasília sobre os motivos que justificariam a mudança de nome do estádio Mané Garricha. É importante destacar que a decisão foi tomada sem a realização de uma consulta popular e, portanto, sem o aval da população que reside no Distrito Federal.

3 - Como será feito o movimento e a campanha para pressionar as autoridades?
O Movimento teve início com o recolhimento de assinaturas de apoio por meio da internet, no entanto, com o apoio da sociedade civil pretende-se levar o movimento para as ruas, participando ativamente dos espaços de debates sobre a organização da Copa de 2014 em Brasília, pretendemos assim ampliar o lastro de intervenção, contribuindo para o controle social das ações em torno da realização desse megaevento esportivo, como é o caso das discussões sobre a Lei Geral da Copa. Estamos em momento de definição de uma marca para o Movimento, para darmos identidade ao mesmo, fortalecendo a figura do Mané Garrincha. Cremos, portanto, que este é o ponto de partida para novas reinvidicações.

4 - Qual a importância de manutenção do nome Garrincha? Ele é um bom exemplo de nome para um estádio?A manutenção do nome tem sua importância na possibilidade de resgatarmos a figura de um dos maiores jogadores de futebol da história do Brasil. Manoel Francisco dos Santos, o Garrincha, foi o jogador mais extraordinário do futebol mundial, um artista em campo, que representou como ninguém o estilo brasileiro de jogar, com seus dribles desconcertantes. Portanto, é – sem sobra de dúvidas – o exemplo que melhor sintetiza a expressão “futebol arte”. Devido a sua morte precoce e ao fato de nunca ter sido um atleta aprisionado aos ditames econômicos que dominam o futebol, Garricha jamais obteve o reconhecimento merecido, seja pelo Estado, ou pelas entidades que administram o futebol nacional. Sugerimos inclusive, que seja erguida uma estátua em referência ao Mané, a “alegria do povo!”, em frente ao Estádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário