quarta-feira, 11 de setembro de 2013

CURITIBA: DOSSIÊ SOBRE VIOLAÇÔES DE DIREITOS HUMANOS NAS OBRAS DA COPA

Dossiê denuncia violações de direitos humanos nas obras da Copa em Curitiba e RMC


Copa 2012O documento será lançado na próxima quarta-feira (11/09), às 19h, na Reitoria da UFPR, com participação de pesquisadores, integrantes do Comitê Popular da Copa e afetados pelas obras da Copa.
A menos de um ano da Copa do Mundo de 2014, situações de violações de direitos humanos em nome do megaevento se intensificam nas 11 cidades-sede dos jogos. Em Curitiba e Região Metropolitana não é diferente. O Comitê Popular da Copa de Curitiba – CPC reuniu em um dossiê os problemas enfrentados pela população em decorrência do megaevento. O documento será lançado na próxima quarta-feira (11/09), na Reitoria da Universidade Federal do Paraná – UFPR.
Moradores de áreas afetadas por obras relacionadas à Copa estarão presentes no lançamento do dossiê, além do integrante do IPPUR/UFRJ, Orlando Alves dos Santos Junior, da coordenadora do Núcleo Curitiba do Observatório das Metrópoles – UFPR, Olga Firkowski, e as integrantes do Comitê Popular da Copa de Curitiba, Andrea Braga e Rosângela Luf. Nesta data também será lançado o site do Comitê Popular da Copa de Curitiba.
Falta de acesso à informação e participação
O dossiê elenca oito tipos de violações cometidas na execução de projetos ligados ao megaevento. A falta de acesso à informação e de participação social nas decisões é transversal à maioria dos casos. A prefeitura municipal e o governo estadual não abriram espaço de diálogo sobre aos investimentos e obras da Copa, nem mesmo nos Conselhos gestores. A “Matriz de Responsabilidades”, que definia as obras e projetos relacionados à Copa, foi alterada diversas vezes e gerou insegurança e desinformação dos próprios órgãos públicos.
As obras na Arena da Baixada são o exemplo da falta de acesso à informação e de claro investimento de recursos públicos em propriedade privada. A engenharia financeira da obra inclui a utilização de cotas de “potencial construtivo”, criadas pela prefeitura em favor da Arena – CAP S.A., ente privado que detém o estádio. Com as obras avançadas, fica evidente que o volume de investimento é majoritariamente público, constando entre as contrapartidas da Arena a disponibilização de camarote para governador e prefeito.
Comitês Populares da Copa de outras cidades-sede também estão elaborando dossiês sobre os problemas trazidos pelo Megaevento. O objetivo da sistematização das denúncias é fortalecer a mobilização e o diálogo com a sociedade e com órgãos públicos.
Confira o evento no facebook: https://www.facebook.com/events/698505050163760/
Serviço
Lançamento do DOSSIÊ “Copa do Mundo e violações de direitos humanos em Curitiba”
Data: 11 de setembro, quarta-feira
Horário: 19h
Local: Reitoria da UFPR, Anfi. 100, prédio Dom Pedro I
ContatoAssessoria de comunicação da Terra de Direitos / Ednubia Ghisi – (41) 9827-5303 | 32324660
Secretaria Executiva do Comitê Popular da Copa de Curitiba / Isabela M. da Cunha – (41) 9784-8888

Nenhum comentário:

Postar um comentário