sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Copa do Mundo e Megaeventos: Seminário em Brasília

Megaevento em Brasília: a Copa como elemento de transformação urbana

 
Megaevento em Brasília: a Copa como elemento de transformação urbana
tamanho do textoreduzir tamanho do texto aumentar tamanho do texto
Qualifique este item
(0 votos)
Megaevento em Brasília: a Copa como elemento de transformação urbana
O Observatório das Metrópoles promove, nos dias 03 e 04 de outubro em Brasília, o quarto seminário “Metropolização e Megaeventos: os impactos da Copa do Mundo” com o propósito de apresentar as principais transformações que estão ocorrendo nas cidades brasileiras que sediarão o mundial da Fifa. O encontro na capital federal pretende debater temas como patrimônio e a Copa; mobilidade urbana; acessibilidade e sustentabilidade; Jogos Limpos e transparência; e o Movimento Minha Brasília. O seminário será realizado no Auditório do Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UnB.
O Observatório das Metrópoles, com o apoio da Finep, tem investigado e monitorado os impactos dos megaeventos no Brasil a partir do projeto “Metropolização e megaeventos”, tomando por base uma metodologia de pesquisa qualitativa e quantitativa, com a observação e análise do contexto atual da preparação brasileira para a Copa do Mundo e Olimpíadas, aliada à comparação com experiências anteriores tanto no Brasil (XV Jogos Pan-Americanos em 2007) quanto em outros países, a partir de revisão bibliográfica e da utilização de fontes primárias, de maneira a fomentar uma postura crítica frente aos processos sociais verificados. Para a realização da análise, os pesquisadores utilizam quatro eixos estreitamente ligados à inserção da população nos seguintes contextos de transformações territoriais, a saber: (1) Desenvolvimento Econômico; (2) Equipamentos e Serviços Urbanos Sociais; (3) Moradia e Dinâmica Urbana e Ambiental; e (4) Governança Urbana e Metropolitana.
Além disso, a equipe do Observatório das Metrópoles tem dado suporte e apoio aos movimentos sociais e Comitês Populares da Copa e Olimpíadas a fim de gerar documentos e materiais de monitoramento das transformações das cidades-sede no contexto dos megaeventos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário