segunda-feira, 8 de abril de 2013

MOVIMENTO FICA GARRINCHA: TEMOS QUE AGIR!!!



Nome de Mané Garrincha será tirado do



estádio de Brasília na Copa


Projeto de lei apresentado pelo governo do DF prevê troca no nome do estádio durante as competições da Fifa, que confirma a informação

Por GLOBOESPORTE.COMBrasília, DF
O Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha não terá esse nome durante os jogos da Copa das Confederações e o Mundial de 2014. Um projeto de lei enviado pelo Governo do Distrito Federal (GDF), que tramita na Câmara Legislativa do DF, prevê que o estadio poderá adotar um nome indicado pela Fifa durante as competições. A Fifa, que já não usa o nome Mané Garrincha quando se refere ao estádio em seu site oficial, confirmou a informação e disse que a mudança faz parte de acordo firmado com Comitê Organizador Local (COL), governo brasileiro e cidades-sede em 2007 e 2009.
A polêmica em torno do nome do estádio começou em 2011, quando o governo local anunciou que o estádio reconstruído para a Copa de 2014 se chamaria Nacional de Brasília. Após protestos de moradores da cidade, que exigiam a manutenção do nome do antigo estádio - Mané Garrincha - o governo decidiu que seriam mantidos os dois nomes e passou a chamar o novo estádio de Nacional de Brasília Mané Garrincha.
obras estádio Mané Garrincha Brasília (Foto: AP)Obras do Estádio Mané Garrincha, que vai receber a abertura da Copa das Confederações (Foto: AP)
No entanto, um projeto de lei enviado pelo GDF na última semana à Câmara Legislativa para determinar medidas relacionadas à Copa das Confederações e ao Mundial de 2014 traz um artigo que abre brecha para uma possível alteração no nome do estádio durante as competições.
"Os órgãos e entidades públicas que administram o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, durante o período de competição, podem alterar temporariamente o nome do referido estádio, adotando o nome indicado pela Fifa", diz o artigo 34 do projeto de lei, que segue em tramitação.
Procurada pelo GLOBOESPORTE.COM, a Fifa confirmou a informação e frisou que os nomes dos estádios foram definidos na ocasião das assinaturas dos contratos e são os mesmos já utilizados no site da entidade. Segundo a Fifa, trata-se de um procedimento bastante comum em grandes eventos. Nas últimas Copas do Mundo, por exemplo, os estádios de Munique, na Alemanha, Durban, Joanesburgo (Ellis Park) e Cidade do Cabo, na África do Sul, tiveram seus nomes alterados temporariamente durante o Mundial.
A Fifa ainda informou que o assunto está detalhado nos termos de compromisso (Hosting Agreement e Host City Agreement) assinados pela entidade, pelo Comitê Organizador Local (COL), pelo governo brasileiro e pelas cidade-sedes, em 2007 e 2009. O objetivo é manter a consistência nos nomes dos estádios, já que a Copa do Mundo é um evento de interesse internacional.
Em um comunicado, o Governo do Distrito Federal afirmou que o nome do estádio será Nacional de Brasília Mané Garrincha. Sobre a alteração temporária durante a Copa das Confederações e o Mundial 2014, o governo admite a possibilidade e diz que faz parte de uma regra que se aplica a todas as cidades-sede.
Veja a íntegra do comunicado enviado pelo GDF:
A nova arena em Brasília será inaugurada em 21 de abril, com o nome oficial de Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

A FIFA/Comitê Organizador Local (COL) já esclareceu que não há veto algum ao nome do estádio. O GDF reafirma que o nome oficial da arena, para o governo e o povo do Distrito Federal, é Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

Sobre a hipótese de alteração temporária dos nomes dos estádios que receberão jogos da Copa das Confederações 2013 e Copa do Mundo de 2014 pela FIFA, esta é uma regra que se aplica a todas as cidades-sede e integra o compromisso internacional firmado entre o Brasil e a entidade máxima do futebol, assim como o contrato assinado com o Distrito Federal, como cidade-sede, em 2008.

Esse compromisso é internalizado para a esfera da legislação local por meio do Projeto de Lei nº 1.415/2013, encaminhado pelo GDF à Câmara Legislativa do Distrito Federal. O artigo que trata sobre o tema reproduz, portanto, a cláusula contratual com a FIFA/COL, prevista como forma de evitar qualquer tipo de uso indevido (político e comercial) dos nomes dos estádios, pelas cidades-sede, tendo em vista que se trata de um evento com projeção internacional. Segundo a FIFA/COL, há uma padronização dos nomes para vendas de ingressos, sem qualquer prejuízo ao nome oficial da arena.

A FIFA não tem ingerência sobre o nome oficial do Estádio, usado durante a Copa das Confederações e Copa do Mundo. A denominação passa por uma decisão do COL e a cidade-sede, ocorrida em 2010.

Lembro que já faz um tempo iniciamos o Movimento Fica Garrincha, acredito ue está na hora de fortalecê-lo: http://www.peticaopublica.com.br/?pi=18102011
Movimento fica Garrincha!


No contexto das obras para a Copa do Mundo de 2014, está sendo reconstruído o maior estádio da capital, inaugurado em 1974 e batizado de Mané Garrincha, em homenagem única a um dos maiores ídolos do futebol. O Governo do Distrito Federal, planeja, porém, mudar o nome do local, que passaria a chamar-se Estádio Nacional de Brasília.

Esse movimento busca reunir todos os que consideram essa atitude inaceitável e ofensiva à história do futebol e do Brasil. Manoel Francisco dos Santos foi o jogador mais extraordinário do futebol mundial, um artista em campo, que representou como ninguém o estilo brasileiro de jogar, com seus dribles desconcertantes. Apelidado com nome de passarinho, Garrincha foi um dos principais responsáveis pela projeção do Brasil no cenário futebolístico, participando das conquistas mundiais de 1958 e 1962.

Diante disso, os abaixo assinados apresentam duas demandas ao Excelentíssimo Governador do Distrito Federal, senhor Agnelo Queiroz:

1) Que o nome do Estádio seja mantido;
2) Que seja erguido um busto e construído um memorial em homenagem a Mané Garrincha no Estádio renovado.

Não haveria oportunidade melhor para mostrar a todo o mundo que o Brasil sabe valorizar sua memória e sua gente. 

Os signatários

Nenhum comentário:

Postar um comentário