sábado, 23 de junho de 2012

Resposta ao Washington

Você concorda com “batida” policial dentro da sala de aula?

Não concordo! Não resolve o problema! Não aumenta a segurança! 
Só aumenta a tensão! Só aumenta a opressão!
Não pode ser regra, somente exceção! 
A polícia só pode entrar na escola 
para resolver determinada questão pontual 
onde ultrapassa as ações dos educadores e da escola!
Batida policial é ação terrorista de Estado, para controle social!
Só aumenta a discriminação contra os pobres, contra os negros, 
contra os negros pobres de nossas periferias!
É tampar sol com a peneira!
É desistir da juventude como grupo social de direito 
e vê-los como problema (“traficantezinhos”, “marginalzinhos”…?…
é assim que meus colegas chamam nossos alunos?)!
Para que serve a escola, então???
Eu boto fé nessa juventude!
Eu to com essa rapaziada!
A violência em nosso país, existe como um fenômeno social do capitalismo, 
fruto principalmente, da desigualdade social gritante
desse sistema que não deu, não está dando e nunca dará certo!
Para superarmos essa violência devemos confiar nos nossos jovens (e não repreendê-los), 
devemos contribuir para que se organizem pelos seus direitos (ao invés de massacrarmos), 
temos que dar as oportunidades possíveis (e não ilusões impossíveis).
Eu acredito no poder da mudança, senão não seria professor.
A gente pode até morrer tentando (que diga meu amigo Carlos Mota). 
Mas além de ser uma luta que é possível, 
é uma luta necessária para a redenção da humanidade (em nós e na juventude).
Eu boto fé nessa juventude!
Eu to com essa rapaziada!


LEIAM TAMBÈM:
Bandidos? de elite? assassinam estudante de 15 anos em favela do Rio
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2009/11/457941.shtml


Nenhum comentário:

Postar um comentário