Patrimônio cultural! Sobradinho, Distrito federal, Brasil,enfim o mundo perde um grande brincante de boi! Morre, aos 91 anos, Seu Teodoro, um dos mestres da cultura popular do DF
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2012/01/15/interna_cidadesdf,286412/morre-aos-91-anos-seu-teodoro-um-dos-mestres-da-cultura-popular-do-df.shtml Publicação: 15/01/2012 09:00 Atualização: 15/01/2012 10:50
O velório acontece hoje, a partir das 12h, no Centro de Tradições Populares, em Sobradinho, e está sendo organizado pela família, afirmou Guarapiranga Freire, um dos filhos do artista e que nos últimos anos tem assumido a responsabilidade em continuar com o trabalho cultural do Bumba-meu-boi e do Tambor-de-Crioula de Seu Teodoro.
No último dia 10 foi aberto o período de festejos de São Sebastião, que iria até o próximo dia 20. “Com o falecimento de meu pai, teremos que cancelar toda nossa programação deste mês. Não há o menor clima de continuarmos com as festividades agora. Ficou um vazio muito grande”, explicou Guarapiranga Freire no site oficial de seu pai.
Seu Teodoro Freire
O maranhense Teodoro Feire, conhecido como Seu Teodoro, nasceu na pequena cidade de São Vicente Ferrer, localizada a 280 km de São Luís (MS), em 1920. Desde os oito anos era apaixonado pelo cultura popular e dedica-se à tradição de sua região: o Bumba meu boi e outras paixões como o time de futebol Flamengo e sua escola de Samba, a Mangueira.
Seu Teodoro chegou à cidade em 1962, trabalhou na UnB e criou o Centro de Tradições Populares, em Sobradinho, onde seguiu mantendo viva a cultura do Bumba meu boi na cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário