domingo, 6 de dezembro de 2015

EXCELENTES LIVROS INFANTIS SOBRE DITADURA E DEMOCRACIA

Chegaram os primeiros livros do selo infantil da Boitempo, o Boitatá!

boitatá blog da boitempo
Acabaram de chegar os primeiros livros do Boitatá, o novo selo infantil da Boitempo! Pensados para pequenos leitores que pensam grande, os dois primeiros livros da série estimulam a reflexão sobre as noções de ditadura e democracia – porque política também é coisa de criança! Confira:
cobrinha
A ditadura é assim narra o cotidiano de um emburrado Ditador para ilustrar como funciona a sociedade dentro de um regime autoritário. Com ilustrações de Mikel Casal e texto e idealização da Equipo Plantel, o propósito deste livro é mostrar o funcionamento e os perigos da ditadura partindo de exemplos simples, a fim de que as crianças compreendam o problemas existentes em um sistema político que privilegia uma única corrente de pensamento em detrimento das outras. A edição da Boitempo ainda conta com um texto de apoio inédito assinado pelo sociólogo e colunista do Blog da Boitempo Ruy Braga. Saiba mais sobre o livro clicando aqui.
ditadura-gif
cobrinha
A democracia pode ser assim parte da ideia de que “a democracia é como um recreio, em que todos podem brincar de tudo”, para mostrar que, como em todos os jogos, no jogo da democracia também existem regras. Com ilustrações e montagens de Marta Pina e texto e idealização da Equipo Plantel, o livro apresenta o conceito de democracia a partir de imagens próximas do cotidiano das crianças, tomando como exemplos a hora do recreio e o jogo: atividades em que todos que participam têm de tomar decisões e assimilar suas regras. A edição da Boitempo conta ainda com um texto de apoio assinado por Leandro Konder. Saiba mais sobre o livro clicando aqui.
democracia-gif
cobrinha
sobre o selo
Como parte das comemorações dos 20 anos da Boitempo, inauguramos o Boitatá, um selo infantil que não subestima a inteligência de seus pequenos leitores e procura promover o aprendizado, o questionamento e a construção do senso de justiça através de livros instigantes e envolventes. O novo selo tem início com aColeção Livros para o Amanhã, lançada originalmente em 1977 pela extinta editora catalã La Gaya Ciencia (de Barcelona), que logo após a queda de Franco, e cheia de esperança para a nova geração, contratou uma equipe multidisciplinar de educadores para escrever em conjunto quatro livros.
De forma didática e ricamente ilustrados, os volumes que compõem a coleção pretendem ser uma introdução – aos pais e educadores, dentro e fora de sala de aula – a temas de interesse social e cidadania, além de promoverem um convite ao debate. Inéditos no Brasil, os livrinhos surpreendem por sua atemporalidade. Seguindo a inspiração da editora Media Vaca (de Valencia), responsável por “ressuscitar” os livrinhos em nova edição – preservando o texto, mas contratando artistas contemporâneos para repensar a arte e ilustrá-los –, a Boitempo também percebe que esse suposto “Amanhã” ainda não chegou, mas deseja que ele não tarde. A arte e as ilustrações que a Boitempo publicará com a tradução, portanto, não são da edição original, mas sim da edição de 2015, feitas por quatro artistas espanhóis (um pra cada) em atividade.
Os dois primeiros títulos da coleção acabaram de sair:A democracia pode ser assim e A ditadura é assim. Os volumes 3 e 4, O que são classes sociais? e As mulheres e os homens chegam no ano que vem!
151107_selo_boitata_CS

Nenhum comentário:

Postar um comentário