quinta-feira, 27 de junho de 2013

1º Doutorado público em Educação Física no Centro Oeste: FEF-UnB

Educação física da UnB terá doutorado em 2014

Paulo Caproni
    A Universidade de Brasília (UnB) será a primeira instituição federal do Centro-Oeste a oferecer doutorado em educação física. O projeto está em fase final de análise na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e, se aprovado, oferecerá 10 vagas para o programa de pós-graduação na área. A previsão é que o programa comece a ser oferecido pela Faculdade de Educação Física (FEF) a partir de julho de 2014.

    Segundo o coordenador da pós-graduação da FEF, Ricardo de Oliveira, a iniciativa para a criação do programa surgiu pela falta de oferta de especializações em educação física no Distrito Federal. O coordenador afirma que a procura pelo curso é grande por parte dos alunos que desejam aprofundar os estudos na área. Outra razão é alta produção acadêmica dos mestres da FEF, o que, segundo Oliveira, formam uma base acadêmica consistente para justificar a criação do programa.

    “Só aqui na UnB mais de 100 mestres já me procuraram em busca desse programa. Nosso mestrado já existe há nove anos, por isso temos uma demanda reprimida muito alta, que tem acompanhado também a melhora da qualificação dos professores e da infraestrutura dos laboratórios da faculdade”, explica.

    O programa oferecerá 32 disciplinas com foco em atividades físicas e esporte. As turmas terão entre oito e dez alunos que escolherão entre as quatro linhas de pesquisa disponíveis, como saúde e biologia e estudos sociais da educação física. Estudos nas áreas de exercício físico e reabilitação para pessoas com necessidades especiais - as mais procuradas pelos alunos e que concentram o maior número de professores-, também serão oferecidos.

    O professor Lino Castelani Filho, da pós-graduação da FEF, acredita que a criação do programa é uma forma de incentivar a formação de professores, uma vez que o doutorado é o último degrau que deve ser alcançado por aqueles que almejam a carreira acadêmica. “É uma ótima opção para os mestres que não querem se deslocar para o sudeste ou sul do país, que são as regiões brasileiras com maior oferta desses cursos”, comenta Castelani.


    Camila Curado
    Para o professor Lino Castelani, há uma carência de cursos públicos de doutorado em todo o Centro-Oeste

    Com a notícia do mestrado na UnB, o mestrando William Batista dos Santos desistiu de mudar de cidade. O estudante planejava buscar em Goiânia um doutorado em educação - alternativa a que muitos alunos recorrem devido à falta de programas na suas áreas de formação. “Acho que essa proposta, além de suprir uma carência acadêmica muito grande entre os alunos de educação física, é também o início da resolução de um problema histórico na educação brasileira, que é o da desigualdade da distribuição de programas de pós-graduação no nosso país”, aponta.

    A validação do programa será anunciada pela Capes até o fim deste ano. Após o pronunciamento oficial, a coordenação da faculdade dará início às matrículas em janeiro de 2013.
    Nadjara Martins

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário