segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

XIV Seminário O Lazer em Debate



Local: Sesc Campinas

Desde a década de 1960 os estudos do Lazer no Brasil tem construído seu espaço no meio acadêmico. Hoje temos constituídos diversos grupos de estudos e pesquisa, conquistamos linhas de fomento para este tema em diferentes agências, disciplinas sobre este conhecimento estão em grande parte dos currículos dos cursos de graduação em educação física (área que tradicionalmente desenvolveu um grande volume de investigações), e também na discussão curricular do turismo, sociologia, educação, geografia, história, antropologia, dentre outras.

Procurando aprofundar as reflexões sobre a temática do Lazer e suas diversas interfaces, bem como ampliar a difusão do conhecimento acadêmico na área, no ano 2000, a Universidade Federal de Minas Gerais, por meio do CELAR – Centro de Estudos de Lazer e Recreação, realizou o primeiro Seminário “O Lazer em Debate”.

Ao longo das 13 edições anteriores o evento já foi realizado em parceria com diversas Instituições, como a Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Universidade Federal de Minas Gerais, a Universidade de São Paulo e o Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Norte, nas cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Natal.

Em 2013, pela primeira vez, o Seminário irá acontecer numa cidade do interior de um Estado: Campinas/SP. E tal escolha tem uma razão de ser. A história dos estudos acadêmicos sobre o Lazer no Brasil nos indica que algumas instituições e sujeitos tiveram uma grande contribuição para o desenvolvimento inicial destes estudos em nosso País, dentre elas o Serviço Social de Comércio (Sesc) e o extinto Departamento de Estudos do Lazer da Faculdade de Educação Física da Unicamp. Assim, para esta edição, estabelecemos uma parceria institucional entre a Faculdade de Educação Física da Unicamp e o Sesc Campinas, agregando ainda outros apoiadores, como a Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp(FCA), a GIEL-EACH-USP e a GEPLEC-UFPR.

Desta forma, o XIV Seminário O Lazer em Debate convida a todos os interessados na temática a refletirem sobre o importante passado dos estudos do Lazer objetivando, com isto, não só reconhecer a importância das instituições e sujeitos que fizeram parte desta história, mas analisar o estado atual deste campo e perspectivar o futuro desta temática, reconhecidamente multidisciplinar e que constitui um dos direitos sociais garantidos pela Constituição de 1988.

Assim, queremos problematizar os estudos acadêmicos e os reflexos destes na cotidianidade, na consecução de um Brasil que prima pela garantia do direito a ter direitos.Esta edição do Seminário tomou para si o desafio de discutir um pouco da História dos Estudos Acadêmicos sobre Lazer no Brasil, e esta é a temática central do evento.

Realização:


Apoio:


Nenhum comentário:

Postar um comentário