segunda-feira, 22 de outubro de 2012

ESCALA: Semana de arquitetura e Urbanismo - SUSTENTABILIDADE



ESCALA: Semana de
 Arquitetura e Urbanismo


O EVENTO

O Centro Acadêmico da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília - CAFAU/UnB, em parceria com o Centro de Ação Social em Arquitetura e Urbanismo Sustentável - CASAS, realiza, em 2012, a ESCALA: Semana de arquitetura e Urbanismo.  O evento estará vinculado à Semana de Extensão da UnB, sendo assim, aberto a toda a comunidade e conta com o o apoio da UnB, da FAU-UnB, FENEA , CADIN, Conselho de Arquitetura e Urbanismo  e outros.

A intenção é colocar em discussão novas formas de pensar e fazer Arquitetura e Urbanismo, gerando reflexões e instigando a criatividade para solucionar problemas do cotidiano. Assim, buscamos expor visões que proporcionem o conhecimento integrado e a consciência crítica sobre questões sociais, ambientais e econômicas. 

23/10/12 (amanhã) - Interconexão Emergência Climática,Construção das cidades,Sociedade e Sustentabilidade, Minicurso ministrado pelo Prof. Roberto Lenox integrante da coordenação nacional do SOS CLIMA TERRA e conferencista internacional.    INSCREVA-SE gratuitamente abaixo.

TEMÁTICA
O tema desta edição vem na forma de um questionamento:
Quantas Faces a Cidade Tem?

Com essa abordagem, pretendemos discutir Brasília e seu entorno como uma unidade, abordando a segregação socio-espacial, processos de urbanização e os agentes construtores do espaço urbano, sempre buscando novas alternativas sustentáveis para os problemas urbanos. A partir do questionamento, estabelecemos alguns Eixos Temáticos:

O Indivíduo e a Cidade
Como uma pessoa pode participar da construção da cidade? Queremos abordar a relação direta do indivíduo com a cidade, considerando o modo como as atitudes individuais influenciam na construção de uma cidade e no sentido inverso: como a cidade influencia seu modo de ser a agir.

A Sociedade e a Cidade
Aqui queremos trabalhar em uma escala ampliada: organizadas, as pessoas representam alguma força importante nas decisões?
Queremos abordar as relações sociais, ambientais e econômicas que atuam no ambiente urbano.

A Universidade e a Cidade
Qual o papel da universidade nas discussões? Será que a nossa universidade está ajudando de forma efetiva na construção de uma cidade mais justa, ou apenas estamos repetindo os velhos erros de sempre?
Queremos contribuir para discutir o tripé das universidades - ensino, pesquisa e extensão, promovendo uma atuação focada na relação da prática com a teoria. 


INSCRIÇÕES


Mais info-   sosclimaterra.org        61 8235 4030 



Nenhum comentário:

Postar um comentário