terça-feira, 25 de setembro de 2012

Movimento CO para tod@s!

No texto abaixo divulgo nota da Assembleia da AAUnB (Associação Acadêmica Atlética da Universidade de Brasília) que reinvidicam a democratização do CO (Centro Olimpíco) da FEF (Faculdade de Educação Física) da UnB. Fazem parte da AAAUnB estudantes-atletas que promeovem o esporte universitário dentro da universidade e ajudam os estudantes a participarem do JIUnBs (Jogos Internos da UnB), o JUDF (Jogos Universitários do Distrito Federal) e do JUBs (Jogos Universitários Brasileiros).

O que o CO/FEF/UnB tem a dizer disso?



NOTA DA ASSEMBLÉIA DE 24.09.2012

O CO é de tod@s! Respeitem os estudantes e atletas!

Estamos tod@s indignad@s! Semana retrasada um estudante, ao subir no teto do ginasio para buscar uma bola, acidentou-se e danificou o forro de uma sala ao cair. Desde então, a chefia do Centro Olímpico, usando um discurso de indenização para reparos, perdeu o bom senso e vem desrespeitando os estudantes.

 
Semana Passada, a Associação Acadêmica Atlética da UnB (AAAUnB) foi surpreendida com cartazes proibindo todos os atletas de treinarem no ginásio: uma medida autoritária e sem qualquer diálogo! Além disso, fomos informados que nossas agendas fixas terão que ser remarcadas mensalmente e treinamentos previamente agendados estão sendo repentinamente desmarcados.

É a segunda ocorrência de chantagem deste ano. No início do ano, o ginásio foi fechado por duas semanas antes do inicio dos reparos; a chefia do CO, reconhecendo o prejuízo desta medida aos estudantes, justificou que somente com a eventual pressão que os estudante causariam sobre a reitoria as reformas seriam feitas. Para piorar as coisas, nesta semana recebemos novas denúncias de cobranças para uso do ginásio pelos estudantes de educação física e, dialogando com os demais cursos, foram relatado cobranças, ao longo desta gestão do CO, para os Centros Acadêmicos (todos casos com devidas testemunhas).

Consideramos esta postura inadequada e ilegítima por parte dos agentes públicos. Apresenta explicitamente uma visão utilitarista e autoritária para com os estudantes. Precisamos mudar essa visão. Os estudantes são membros da comunidade acadêmica que devem ter seus direitos respeitados. Devem ser valorizados institucionalmente o incentivo ao esporte universitário, a convivência salutar e a formação de profissionais acadêmicos e cidadãos. É com muito pesar que vemos a gestão do Centro Olímpico violando os princípios da universidade pública e democrática, os pilares de nossa comunidade. Nenhum comunicado da Chefia do CO leva em consideração a saúde do atleta; a única solução encontrada foi a violação dos nossos direitos.

Não nos calaremos! Com a certeza de que podemos mudar esta realidade, convocamos a reitoria e a Faculdade de Educação Física para o diálogo!

Assim, reivindicamos:

- Revitalização do Centro Olímpico, o CO agoniza por reformas!

- CO aberto para a sociedade! Por mais projetos de extensão e Prática desportivas!

- Em defesa da UnB Pública! Não a privatização! Contra qualquer cobrança no Centro Olímpico;

- Respeito aos estudantes! Fim das atitudes arbitrárias! Negociações com a FEF e reitoria!

- Gestão democrática no CO! Efetivação de seu conselho comunitário;

- Reativação da Ouvidoria da FEF/CO;

- Segurança no CO: iluminação, rondas, funcionários, etc;

- Aumento de funcionários do quadro para ampliação de uso do CO;

- Material para os atletas, aguardados desde 2011;

- Rede de proteção no ginásio, e apoio de primeiros socorros. Chega de descaso!

Acesse ao grupo: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário